Maior maratona do Brasil – a largada da Maratona de São Paulo é na avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo da Ponte Estaiada, cartão postal de São Paulo. A chegada da maratona e dos 10 quilômetros são próximas ao Obelisco, no Ibirapuera. A chegada dos 25 quilômetros ocorre na Avenida Escola Politécnica (ao lado do IPT), enquanto a caminhada começa e terminará na Avenida Jornalista Roberto Marinho.
Além dos atletas de elite, corredores de todo o Brasil, e outros países, participam da disputa, aberta em três distâncias: 42, 25 e 10 quilômetros, além de caminhada participativa de três quilômetros, e a organização espera um recorde no número de inscritos.
A Maratona de São Paulo tem o tempo mais rápido feito na América do Sul. Ele foi obtido por Vanderlei Cordeiro de Lima, com a marca de 2h11min19s, na edição de 2002. Em 2010, o queniano Stanley Biwott, de apenas 23 anos de idade, ficou a apenas dois segundos do recorde.
Válida para a Liga de Ouro e para o Ranking CBAt/Caixa de Corredores de Rua, a Maratona de São Paulo é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom. A supervisão está a cargo da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo de São Paulo.
A prova tem patrocínio da Caixa e da Adidas, patrocínio especial da Fisk, e apoios da Montevergine, HCor, Café Três Corações, Gatorade, Probiótica e TAM Viagens.
O evento acontece no próximo domingo (18/06), a partir das 08h.