O Governo do Maranhão por meio da Setur-MA, lança hoje (19/10), o “Plano Estratégico de Turismo do Maranhão – Plano Maior2020”, que prevê ações que organizam o setor para os próximos dez anos, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção.
O lançamento acontece durante a Feira das Américas 2011 que se estende até o dia 21/10, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o Secretário de Turismo do Estado, Jura Filho, a expectativa é que a atividade turística, essencial para a economia do Estado, possa crescer cerca de 10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão de volta a vitrina do turismo no Brasil e no mundo.
“Além do crescimento econômico também trabalhamos o aumento no número de turistas, hoje com 1,97 milhões para 2,6 milhões até 2014, nosso desafio é recuperar o imenso potencial turístico do Estado”, afirma Jura Filho.
O Plano foi desenvolvido pela Chias Marketing, empresa que realizou o primeiro Plano Maior, que norteou as ações do turismo local entre 1999 e 2003. Para esta versão, foram cerca de dez meses de trabalho. A empresa realizou pesquisa em 64 municípios do Estado com 250 entrevistas e a captação de mais de seis mil imagens.
Além disso, a estrutura obedece a classificação dos pólos turísticos, por ordem de importância, em indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento.
Turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, de negócios, histórico, e náutico foram os segmentos de produtos considerados na classificação. O Plano também mapeia os mercados emissores com maior potencial para o Maranhão, no Brasil e no mundo, além de definir a estratégia de comunicação entre turistas e o trade turístico.
Durante a Abav, a Setur terá dois espaços: o institucional e o de comercialização, os estandes temáticos mostram as potencialidades naturais do Maranhão, com suas riquezas naturais, arquitetônico e cultural.
O estande institucional vai reproduzir as belezas do Maranhão por meio de fotos dos Pólos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas, além de amplo e inédito material promocional, como guia de serviços e informe executivo (Brookside) que será distribuído para o trade e jornalistas.
Outra novidade é que o visitante que passar pelo estande leva para casa uma foto sua em um dos cenários do Maranhão além de um brinde surpresa. As delícias da cozinha regional, entre elas o doce de espécie, amêndoas, biscoito Zé Pereira e o Guaraná Jesus também marcam presença.