O visitante da 13ª Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – SP – 23 a 28/05) terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e ver máquinas que ajudaram a construir o início da industrialização brasileira. Um dos estandes contará, por intermédio de uma exposição com 23 equipamentos antigos e modernos, a evolução da indústria de máquinas-ferramenta no País. Também será possível observar como se deu o aprimoramento da mão de obra que operam essas máquinas ao longo de seis décadas.
A exposição está dividida em três períodos: de 1942 a 1960, com a exibição de plainas limadoras, bancadas com morsas, furadeira de bancada, torno de oleiro e tornos paralelos; de 1961 a 1985, furadeira de coluna, prensa excêntrica, eletro erosão, torno universal, torno automático, fresadora universal, retificadora afiadora e prancheta com tecnigrafo; e o Estado da Arte de 2011, com torno CNC, centro de usinagem, robô manipulador de peças, estação de programação CAD/CAM e mesa de estudos com tablets e lousa interativa.
A análise desses três períodos permitirá ao visitante constatar a evolução tecnológica ocorrida nessas mais de sete décadas, tanto das máquinas/equipamentos, como da metodologia da educação profissional. Ele poderá ver a evolução, por exemplo, a partir do torno paralelo, e depois o torno universal, torno automático, torno de comando numérico NC e, finalmente, o Torno CNC de comando numérico computadorizado, ou então a evolução da utilização a partir da plaina limadora, passando pela fresadora universal e chegando ao Centro de Usinagem.
O projeto do estande, que tem como tema principal “1942 – A Evolução Brasileira das Máquinas-ferramenta e da Educação Profissional – 2011”, é uma parceria da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, a promotora da feira, e o Senai-SP.
Além do cuidado em expor máquinas das mais variadas décadas, o Senai tomou todas as providências para montar um ambiente que coloque o visitante em contato com a realidade de cada uma das épocas retratadas por meio das máquinas. Desta forma, o projeto inclui também a caracterização dos profissionais presentes no estande segundo a forma de se vestir de cada uma das épocas retratadas. Há também uma preocupação em caracterizar o mobiliário usado nas oficinas, o estilo dos telhados, a iluminação.
Outro atrativo para quem visitar o estande temático da Feimafe 2011, que acontece de 23 a 28/05, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, é a possibilidade de ver as máquinas antigas em pleno funcionamento. Graças ao trabalho abnegado de técnicos e mecânicos da Escola Senai de Lençóis Paulista, todas a máquinas que serão exibidas foram reformadas e seguem operando, o que tornará a mostra ainda mais real e interativa. O trabalho contou também com o apoio e colaboração dos alunos do Senai. Vários deles estarão no estande operando as máquinas.
O propósito dos promotores da feira com a montagem desse estante temático é popularizar a importância das máquinas-ferramenta. Se quer mostrar que elas são uma parte importante para a concretização de todos os produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas.