O Papa Bento XVI vai usar a rede social Twitter pela primeira vez no dia 12/12, informou o Vaticano ontem (03/12), data em que o presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais e arcebispo, Claudio Maria Celli, apresentou a conta do pontífice.
As mensagens serão publicadas em oito línguas: inglês, espanhol, português, italiano, alemão, francês, polonês e árabe, e o nome da conta do papa será @pontifex. As pessoas poderão enviar suas perguntas para o pontífice usando a hashtag #askpontifex.
Primordialmente, os tweets virão do conteúdo de sua audiência geral semanal, bênçãos dominicais e homilias sobre os principais feriados da Igreja. Eles também incluirão a reação aos acontecimentos mundiais importantes, como desastres naturais.
O Vaticano disse que o primeiro tweet virá diretamente do Papa, mas as mensagens futuras vão ser escritas por assessores e passarão por aprovações de Bento XVI.
O Papa acredita que as ferramentas digitais, assim como as mídias sociais devem ser empregadas pela Igreja Católica. Em 2010, de fato, ele alertou para que os sacerdotes se tornassem mais experientes no meio on-line.
“Os padres são desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais (imagens, vídeos, recursos de animação, blogs, sites), que, juntamente com os meios tradicionais, podem abrir novas perspectivas gerais para o diálogo, evangelização e catequese. “, disse Bento XVI.
Apesar de novo usuário no Twitter, o papa, ano passado, inaugurou o portal multimídia de internet do Vaticano, “News.va“, com uma mensagem por meio da rede, usando um iPad. “Queridos amigos, acabo de lançar o News.va. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos”, escreveu o papa Bento XVI na rede.
Veja no vídeo: