Experiência de Marca

Manaus vai oferecer roteiro turístico indígena

A inclusão do roteiro a partir da Copa do Mundo de 14 foi destaque no dia 11/12, durante evento de apresentação das ações do Comitê Gestor Indígena (CGI) planejadas para o próximo ano.

Um roteiro de visitas às comunidades indígenas será colocado em prática a partir da Copa do Mundo de 14, como alternativa para os visitantes no segmento do turismo de aventura em Manaus.

A inclusão do roteiro foi destaque no dia 11/12, durante evento de apresentação das ações do Comitê Gestor Indígena (CGI) planejadas para o próximo ano.

O evento foi realizado no auditório Waldomiro Lustoza, do Centro de Formação Padre Anchieta, localizado no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus.

A proposta é dar acesso a serviços e lugares para assistir rituais, conhecer artesanato e comidas indígenas (Foto: Joel Rosa).

Além do planejamento para 2014, o CGI, que é um colegiado de órgãos do Governo Estadual e Fundação Nacional do Índio (Funai) em prol da comunidade indígena, também fez um balanço dos resultados das ações do colegiado no exercício de 2013.

Entre os destaques deste ano estão os cursos direcionados à população indígena pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com 350 vagas para cursos de qualificação profissional e 120 vagas para curso técnico.

Segundo o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa, a proposta do roteiro turístico indígena está sendo desenhada com apoio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e inclui acesso a serviços e lugares para assistir rituais, conhecer artesanato e comidas típicas indígenas. Ele explicou que a programação está em fase de definição operacional e deve ficar pronta em março do ano que vem.