Será realizado no dia 10/07, no salão nobre do Tropical Hotel, o Seminário Local para Categorização de Restaurantes, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e que faz parte das ações do projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O projeto vem sendo implantado nas cidades sede da Copa do Mundo de 14, propondo a classificação dos serviços de alimentação nos restaurantes com base em instrumentos de avaliação que irão priorizar os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde da população.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, diz que o objetivo principal do seminário é apresentar o projeto de Categorização de Restaurantes e orientar os comerciantes sobre os procedimentos necessários para a classificação dos serviços.

“O projeto permite a classificação dos restaurantes, para que o cidadão conheça o nível de adequação sanitária dos estabelecimentos, levando em consideração aspectos como o abastecimento de água, as instalações sanitárias, a higienização de instalações, de equipamentos, o preparo do alimento, o armazenamento, o transporte dos alimentos, e a documentação do estabelecimento”, explica Evandro Melo.
Os 213 restaurantes incluídos no projeto foram selecionados levando em consideração aspectos como a localização geográfica, o acesso e o tipo de culinária, com prioridade para a cozinha regional e o roteiro turístico em Manaus.
A fiscal de saúde do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), a nutricionista Cristiane Marisa Ruwer, informa que todos os 213 estabelecimentos serão avaliados e vistoriados para receber uma classificação, que deverá ser A, B, C, D ou E.
“Neste primeiro momento, todos os restaurantes terão a oportunidade de realizar uma autoavaliação para verificar a adequação em relação aos critérios do projeto de categorização. O prazo final da autoavaliação é até o dia 19/08, a partir daí o Dvisa irá iniciar as vistorias necessárias para classificar cada um dos estabelecimentos. A classificação somente ficará disponível no próximo ano, em local visível dentro do próprio restaurante”, destaca Cristiane Ruwer.
De acordo com Anvisa, as cidades-sede da Copa do Mundo de 14 que estão habilitadas para a execução do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação é Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).