Manaus foi confirmada no dia 20/10, como sede do Abu Dhabi Combat Club 2015 (ADCC), marcado para 11, 12 e 13/09. O anúncio oficial foi feito no encerramento do evento, em Pequim, pelo diretor internacional da competição e representante do sheike Tahnoon, Guy Nievens, e pelo secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Fabrício Lima.
O evento será realizado no Brasil pela terceira vez e ocorre pela primeira vez na Região Norte. Diante de 21 países e quase duas mil pessoas, o secretário elogiou a estrutura oferecida ao evento pela Cidade de Pequim, que foi sede das Olimpíadas em 2008, mas afirmou que o ADCC em Manaus será o melhor de todos os tempos.
“A experiência nos últimos dois dias de ver o evento acontecendo foi maravilhosa. Consegui identificar perfeitamente os pontos positivos, que vamos levar a Manaus, e os pontos negativos, que não vamos repetir”, disse Fabrício, afirmando que a Prefeitura de Manaus vai aprimorar o evento, junto com os dirigentes do ADCC, e fazer o melhor e maior evento de luta agarrada do planeta.
“Apesar do evento em Pequim ter sido muito bom, os atletas tiveram um pouco de dificuldade em relação a transporte e comunicação. Por isso, vamos fazer um trabalho que viabilize um traslado apropriado e para isso vamos contar com apoio de outras secretarias, como a Manauscult, pois aí poderemos oferecer um turismo esportivo e ecológico de qualidade, e de quebra iremos movimentar economicamente a cidade”, afirmou Fabrício.
Ficou acertado que Manaus receberá, além do Mundial em 2015, dois grandes eventos que fazem parte da marca, o Qualifyng ADCC e o Campeonato Brasileiro ADCC. O primeiro será realizado em março e o segundo em novembro de 2014.
No Qualifyng poderão participar apenas atletas federados pelo Amazonas, quando cinco vencedores das sete categorias garantirão vaga para as seletivas do Mundial, que em 2014 acontecem no Rio de Janeiro e em São Paulo. As duas outras vagas, sem definição ainda de categoria, vão dar acesso direto ao Mundial em Manaus.
“Desde o início o secretário Fabrício teve a preocupação de que o evento em Manaus tivesse atletas amazonenses. Por isso, vamos fazer primeiro este qualifyng, onde serão disponibilizadas vagas para a seletiva e direto para o Mundial. Tenho certeza que o evento vai ser um sucesso”, disse Eleftherios Magiropolous, presidente do ADCC.