Uma carga inédita desembarcou no Porto de Paranaguá, vinda direto de Houston, no Texas (EUA): o maior helicóptero bimotor executivo do mundo, que mede 15 metros de comprimento e pesa mais de 12,4 toneladas.
O Airbus H175 teve suas hélices instaladas em Paranaguá (PR) e decolou diretamente do cais do porto para o Rio de Janeiro, onde está sendo apresentado ao mercado offshore, setor para o qual o aparelho foi especialmente desenvolvido.
A carga veio a bordo do supercargueiro Ro-Ro, modelo que permite o embarque ou desembarque de cargas com rodas.
Fotos: Divulgação.
O helicóptero foi içado por meio de uma rampa, localizada na popa da embarcação, e transferido para uma área externa, onde recebeu a hélice principal e passou pelos testes necessários para seu funcionamento.
O H175 está em uma turnê mundial de apresentação. Ele já passou por diversas cidades dos Estados Unidos e do México. No Brasil, depois de ser exposto no Rio de Janeiro, ele voltará para o porto paranaense para embarcar para a Europa.
Da classe de 7,5 toneladas, a aeronave comporta até 18 passageiros tendo uma das maiores áreas internas do segmento civil. O H175 será demonstrado no Estado do Rio de Janeiro até 04 de junho.
O simpósio de apresentação do novo modelo foi apresentado ao mercado brasileiro pela Airbus Helicopters.
Foto: Eny Miranda.