Experiência de Marca

Macaé sedia a Brasil Offshore

O evento, que neste ano comemora dez anos de existência, vai reunir mais de 650 marcas expositoras nacionais e internacionais, dos dias 14 a 17/06, no Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Desde a abertura do setor de petróleo em 1999, o Brasil não enxerga perspectivas tão promissoras quanto as que se anunciam em 2011. As petroleiras que atuam no Brasil têm compromisso exploratório com a ANP de perfurar 161 poços ao longo do ano, sendo que, somente a Petrobras prevê a perfuração de 162 poços exploratórios – 53 offshore e 109 onshore. Comparado a 2009, o aumento das reservas de petróleo foi de 10,65%, o maior percentual registrado desde 2002.

E é em meio a este mercado em franca expansão e aberto para o fomento de negócios bilionários que acontece a Brasil Offshore (Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás). O evento, que neste ano comemora dez anos de existência, vai reunir mais de 650 marcas expositoras nacionais e internacionais, dos dias 14 a 17/06, no Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé (RJ). A cidade é o berço do evento e responsável por 80% das operações petrolíferas de todo o País.

Serão mais de 35 mil metros quadrados de exposição, o equivalente a oito campos de futebol, representando um crescimento de 15% em relação à última edição, realizada em 2009. A feira complementa sua grade de atividades com a Conferência Internacional de Petróleo e Gás, que tem seu conteúdo especialmente preparado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e SPE (Society of Petroleum Engineers), trazendo especialistas e profissionais de E&P (exploração e produção) para apontar vantagens, gargalos, oportunidades nos mercados On e Offshore brasileiros. Ambos os eventos são patrocinados pela Petrobras e Chevron.

Seguindo as diretrizes ditadas pelos agentes deste segmento, a Brasil Offshore se internacionalizou ainda mais e, este ano, tem pavilhões exclusivos para os expositores da França, da Alemanha, da Dinamarca, do Reino Unido, da China e dos Estados Unidos, entre outros países.

Realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em conjunto com o IBP e SPE, entidades mundialmente reconhecidas, a feira reunirá importantes players como Petrobras, Schlumberger, Weatherford, Baker, FMC, Mobil, UTC, Odebrecht, GE OIL & GAS, Lupatech, NationaL Oil entre outras.

De acordo com pesquisa realizada com os expositores da última edição, cerca de 40% têm como objetivo primordial na feira prospectar novos clientes. Pensando nisso os organizadores esperam receber durante os quatro dias 50 mil profissionais qualificados e envolvidos diretamente nas tomadas de decisão e realização de grandes negócios.

“Se traçarmos um comparativo entre a primeira feira realizada no Macaé Centro até a última edição em 2009, a Brasil Offshore cresceu 82% em área e 36% em número de expositores”, observa Ivani Andreotti, Show Manager do evento.