Pela primeira vez um parque brasileiro contará com um projeto de patrocínio para empresas privadas. A iniciativa é da Cataratas do Iguaçu S/A, administradora há 11 anos dos serviços turísticos do Parque Nacional do Iguaçu, que elegeu as agências Lynx e Cross Networking, para a concepção de um projeto que contribuísse para melhorar a experiência do visitante e criasse oportunidades para as marcas associarem o Parque a suas estratégias de sustentabilidade.
A iniciativa recebeu a anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão de parques nacionais no Brasil. A proposta é captar cerca de R$ 25 milhões, por meio de cotas com três anos de validade.
Agências da Holding Clube, a Lynx e Cross Networking trabalharam para integrar as características de sustentabilidade e comerciais do projeto. “Nossas agências são especialistas em suas áreas de atuação e somam a isso o DNA e a história de 23 anos de atuação do grupo no mercado de marketing promocional e negócios. Isso torna possível atender os objetivos do cliente gerando atratividade para os visitantes do parque e preservando o patrimônio natural”, comenta Marcel Sacco, CEO da Holding Clube.
Especializada em projetos socioambientais, coube à Lynx desenvolver as soluções voltadas à experiência do visitante no Parque, que é considerado pela Unesco “Patrimônio Natural da Humanidade” e um dos principais pontos turísticos do Brasil. O trabalho envolveu práticas para revitalizar alguns serviços turísticos, como a sinalização interpretativa sobre a biodiversidade, além de proporcionar uma experiência ambiental educativa mais efetiva.
Entre as ações estão a criação de 195 placas planejadas com materiais ecologicamente corretos que levam em consideração a reciclabilidade e a durabilidade, visando melhorar o sistema de comunicação com os turistas.
A Cross Networking, que há três anos trabalha com parcerias entre marcas, criou as cotas de comercialização em sintonia com o projeto socioambiental e fará também a captação do investimento (R$ 25 milhões).
A partir dos pontos de contato do turista com o Parque – passarela e trilha, auditório, sinalização, ônibus, centro de visitantes, restaurantes e quiosques -, a agência desenhou três cotas que serão comercializadas por períodos de três anos.
A cota única “Água”, por exemplo, no valor de R$ 9.600.000, oferece visibilidade em 100% das propriedades da área de concessão do Parque, sendo duas delas exclusivas; a presença em 75 placas de sinalização; e o licenciamento de elementos do Parque em produtos, e uso de imagens do parque em sua comunicação.
A cota “Onça-Pintada”, no valor de R$ 4.500.000 cada, oferecida para duas marcas, oferece visibilidade em 50% das propriedades e em 25 placas de sinalização, entre outros itens.
Já a cota Quati, disponível para quatro empresas, no valor de R$ 1.800.000 cada, permite visibilidade em 30% das propriedades e em ações promocionais envolvendo o ecoturismo no Parque.
Além de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas, todas as cotas de patrocínio terão parte de seus recursos destinada ao programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Lynx, em parceria com o do Parque Nacional do Iguaçu.
“Era essencial que este projeto fosse desenhado por empresas especializadas em ações socioambientais e em estratégia de marcas. Não se tratava simplesmente em decidir o que explorar, como, por exemplo, as placas de sinalização, mas de que forma isso poderia ser feito visando a promover uma melhor experiência educativa ao visitante, dando relevância ao patrocinador e respeitando limites de interferência na natureza”, explica Marcelo Marder, diretor corporativo da Cataratas do Iguaçu S/A.