Em sua primeira competição como atleta do Corinthians, a nadadora Poliana Okimoto venceu neste domingo (04/04) a Travessia dos Fortes, tradicional prova de maratona aquática que foi disputada entre as praias de Copacabana e do Leme, no Rio. Entre os homens, a vitória foi de Luis Rogério Arapiraca.
A Lorenzetti, empresa líder em duchas e chuveiros elétricos, foi patrocinadora da Travessia dos Fortes, competição de natação que, nesse ano, chegou à oitava edição. A prova teve um percurso de 3.500 metros e contemplou os vencedores com R$ 50 mil em prêmios.
Campeão do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas no ano passado, Poliana Okimoto foi contratada recentemente pelo Corinthians. E já brilhou em sua estreia como atleta corintiana, ao vencer a Travessia dos Fortes pela terceira vez em sua carreira, repetindo os feitos de 2005 e 2009.
Para completar o percurso de 3,8 quilômetros, Poliana Okimoto levou 39 minutos e 25 segundos. Assim, ela superou Ana Marcella Cunha, que ficou em segundo lugar com o tempo de 39min38, e Betina Lorscheitter, que terminou a prova com a terceira colocação, ao fazer a marca de 42min24.
“O mar estava muito quente, mas estava bom. Fiquei muito feliz quando soube que o tempo ia mudar e a água ia ficar mais quente”, contou Poliana Okimoto. “Sabia que se não começasse forte, a Ana ia me alcançar. Queria muito ganhar na primeira competição pelo Corinthians e ser tricampeã da prova.”
Na prova masculina, Luis Rogério Arapiraca venceu com o tempo de 38 minutos e 10 segundos, superando Allan do Carmo, que foi segundo colocado (38min11), e Samuel de Bona, que terminou em terceiro (38min15). “Agradeço muito a torcida”, disse o campeão da Travessia dos Fortes.
Realizada em mar aberto, a Travessia dos Fortes ganhou reconhecimento Olímpico nos Jogos de Beijing 2008 e é a principal prova de Maratona Aquática do País desde 2001. A inscrição é limitada a 2.500 participantes e as provas terão classes para amadores, profissionais e portadores de deficiências.
No fim da prova, todos os participantes passaram por uma área composta por duchas elétricas da linha Advanced, da Lorenzetti, na qual tomarão o banho da vitória em comemoração ao término da travessia.
A Travessia dos Fortes surgiu em 2001, quando a CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos), em parceria com o Exército Brasileiro, criou a prova com percurso que ia de Copacabana ao Leme. O ano de 2006 foi o último em que o evento foi realizado devido à preparação da prova da Maratona Aquática do Pan-americano Rio 2007.