Uma das características do mercado de live marketing é o curto espaço de tempo entre a aprovação de um projeto e o início da sua ativação. E quando o cliente dá o sinal verde, muitos cuidados precisam ser tomados porque qualquer erro significa prejuízo.
E a logística é um dos quesitos que mais pesam. Os resultados de uma pesquisa realizada pela Ampro em 2012 comprovam isso.
No levantamento feito junto a mais de 100 empresas e agências das principais regiões econômicas do País, 67% declararam que preferem contratar empresas especializadas. “É um momento em que experiência e agilidade são fundamentais”, avalia, Aleandro Fortunato, diretor presidente da MD Promolog.
Com a matriz localizada em São Paulo e 28 bases estrategicamente distribuídas por todo Brasil, a MD é referência na prestação de serviços de logística para o transporte e armazenagem de materiais promocionais bem como a produção, manutenção e montagem de todos os itens necessários para ações no ponto de venda e eventos.
Para Fortunato, o tamanho do projeto é um fator decisivo para que seja feita a contratação ou haja o envolvimento de terceiros especializados em logística. Fator este que também é apontado pela pesquisa da Ampro, que revela que 83,5% das agências optam por um pré-planejamento logístico para que as instituições contratadas realizem todo o serviço.
“Geralmente, o custo da logística em relação ao custo total de uma ação promocional representa de 10% a 15% para as agências. Pensando nisso, estudamos a necessidade de cada cliente, para que o projeto se torne uma realização de sucesso. Sempre avaliamos o tamanho da iniciativa, natureza e fragilidade dos materiais, volume de material para distribuição, o impacto que terá no desenvolvimento da ação, além dos tipos de transporte. Dessa forma, buscamos sempre oferecer orçamentos em busca do melhor custo-benefício e solução para o cliente”, explica Aleandro.
Outro dado importante é que mais de 71% das agências costumam abrir processos de concorrência para contratação de serviços de logística. Segundo a pesquisa da Ampro, este fator pode ser explicado pelo relacionamento duradouro entre agências e fornecedores.
Com relação a esta questão, o diretor da MD observa que existe uma tendência que faz com que as agências tenham uma relação de longo prazo com seus parceiros de logística.
A própria empresa pode comprovar este dado, já que possui relacionamento com grandes agencias (Outpromo, Accuracy, Marketing House, Ability Trade) e clientes diretos, como Mondelez, P&G, Reckitt, Pepsico, Adidas, Asics, Ferrero entre outras.
“Estamos capacitados para atuar em diferentes tipos de transportes, como em ações promocionais, cotidianos, internacionais, aéreos, marítimos, entre cidades, em hospedagem e para eventos, manutenção e implantação de materiais promocionais, e até mesmo com escolta armada. Há grupos de coordenadores que controlam o embarque e desembarque, além do monitoramento do transporte e entrega final. Resumindo, o nosso produto é inteligência em logística de marketing promocional”, finaliza Aleandro.