Experiência de Marca

LMA - Live Marketing Arts

No primeiro artigo de 2013 do Promoview, <a href="http://arquivo.promoview.com.br/promosa/226772-3a-edicao-do-hotpopcorn-supera-o-sucesso-da-serie/" target="_blank" rel="noopener">Marcelo Lenhard</a>, presidente da <a href="http://arquivo.promoview.com.br/agencia/249065-hands-a-agencia-das-handmade-ideas-e-resultados/" target="_blank" rel="noopener">Hands</a>, revisa o peso do composto promocional nas estratégias das grandes marcas e o nível de envolvimento que estas atividades vem ganhando no dia a dia dos consumidores.

Foi o tempo em que Fantomas e Ted boy Marino faziam sucesso nos antigos telequetes, empolgando multidões pelo que pareciam ser e fazer. Não sei, mas acho que na época, nos permitíamos enganar, como se aquelas lutas não fossem coreografadas, como se os golpes de fato atingissem e ferissem os lutadores. Vibrávamos como se tudo fosse verdade, eu, garoto, sonhava em ser Fantomas

Hoje temos o MMA, categoria de luta que há alguns anos cresce exponencialmente no cenário midiático mundial, inclusive no Brasil. Qual é a mágica?

Lutadores de verdade, que golpeiam e sangram de verdade, parecem ser a base para este sucesso, além, obviamente, de todo o estratégico trabalho de construção de marca do próprio UFC, que inclui tornar cada um dos grandes lutadores “heróis-produtos”, alçados ao grau de mitos.

Relacionando essas duas histórias, percebemos que o sucesso do MMA de hoje está intimamente ligado à verdade, talvez por termos perdido a ingenuidade e não nos permitamos mais ser iludidos. Por outro lado, ao contrário da era do primitivo telequete, hoje queremos protagonizar também. O lugar de mero espectadores não nos atrai mais.

Há três décadas uma modalidade que, como o MMA, é verdade viva, vem ganhando força no marketing e atinge o status de protagonista no cenário da comunicação mundial, atividade esta que explora a vida ao vivo como estratégia de branding e de vendas, com todas as virtudes e fragilidades que isso implica: o Live Marketing.

Essa modalidade, a qual intitula este artigo como LMA (Live Marketing Arts) prega a verdade da comunicação das marcas que, assim como os ‘Andersons’ e os ‘Minotauros’ do MMA, se expõem verdadeiramente no ringue da vida, conquistando seu espaço pelos reais atributos que têm, e não pelos que dizem ter.

O LMA é a modalidade que, por intermédio de suas “Artes”, ativações, campanhas promocionais e de incentivo, eventos e etc., proporciona e estimula as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas, gustativas, visuais, auditivas ou co-relacionadas, trazendo uma imediata conexão com sentimentos, lembranças e principalmente experiências reais.

São exatamente estas experiências que dão ao Live Marketing o poder de transformar pessoas em mídia ponderosa, pois são muito mais que um simples canal de informação, são, principalmente, canais de recomendação e de validação que se multiplicam pelas vias intermináveis da web.

É uma grande oportunidade que as marcas têm de tornar mais íntima e profunda sua relação com seus consumidores, e, porque não, seus futuros embaixadores.

Algumas marcas, como Red Bull, Heinekein, P&G, Microsoft, Samsung e American Express, têm lançado mão de campanhas inteiras direcionadas a esta modalidade, convertendo resultados incríveis.

Cases como Small Business da American Express, Grand Prix em Cannes 2012, e o emocionante Insights da Samsung, Ouro também em Cannes, retratam a eficiência das estratégias focadas no Live Marketing.

O LMA é um fenômeno de audiência nas estratégias de marketing das marcas da nova era, e, assim como no MMA, tem o risco como vilão, e, ao mesmo tempo, grande aliado, pois aposta na ousadia, no frio na espinha, na estratégia do olho no olho.

Marcas que abrirem mão desta transparência serão subjugadas e destinadas ao cenário dos telequetes. Sua marca tá preparada para o Octógono do LMA? Então cai pra dentro!