Experiência de Marca

Livro ganha versão interativa para IPad e IPhone

O livro de Amyr Klink “Cem Dias Entre o Céu e o Mar” é transformado em versão eletrônica e convida o leitor a conhecer a viagem do velejador entre a África do Sul e o Brasil.

A Fluida, agência de mobile marketing e mídias sociais, acaba de disponibilizar nas versões para iPhone e iPad o bestsellerCem Dias Entre o Céu e o Mar”, de Amyr Klink e lançado pela Companhia das Letras. A narrativa é o relato de uma emocionante expedição realizada em 1984, na qual Klink, sozinho e a bordo de um pequeno barco a remo, atravessa o Oceano Atlântico deixando a cidade de Lüderitz, na Namíbia, chegando após cem dias em Salvador, no Brasil.

O aplicativo Ebook, que já está na loja virtual da Apple, proporciona um conteúdo bastante dinâmico e interativo por meio de um mapa do mundo, que traz o Oceano Atlântico entre a África e América do Sul. Esta interface é o índice onde encontra-se capítulos que relatam passagens emocionantes e curiosas desta incrível jornada. É possível visualizar as principais datas da viagem, coordenadas geográficas, as aventuras no local exato do acontecimento, correntes oceânicas, pressões atmosféricas enfrentadas, a carta náutica, entre outras curiosidades.

O destaque vai também para o diário de bordo de Amyr Klink onde ele mostra todas as emoções, vitórias e angústias vividas durante a expedição. Ainda, o leitor poderá conhecer a Lâmpada, apelido dado por Klink ao barco.  O usuário conhece o veículo através de quatro visões interativas, como o interior do barco, com os objetos e instrumentos de navegação, e a parte de fora através das vistas externa, superior e interna. Ao tocar diretamente na tela, nos desenhos do barco, são exibidos o nome, detalhes e função, descritos pelo próprio Amyr Klink. “A ideia de fazer de um aplicativo deste livro foi natural, um livro com uma história incrível, do navegador que atravessa o Oceano Atlântico em um barco a remo, e que poderíamos utilizar os recursos interativos do iPhone e iPad para enriquecer a experiência do leitor, dando por exemplo, no mapa uma dimensão e tempo gasto na travessia. Ou ver a carta náutica utilizada por ele.” Disse Fabio Uehara, responsável pelo departamento de conteúdo digital da Companhia das Letras.

“Toda a concepção, criação e desenvolvimento do projeto de Ebook foi fruto de muitas reuniões presenciais com a Companhia das Letras e com o autor. Estudos e pesquisas de mercado de aplicativos e esforço criativo de usabilidade e desenvolvimento técnico proporcionaram uma experiência rica de leitura e recursos interativos que colaboram com a narrativa e facilitam a imersão do leitor na emocionante história”, conta Daniel Mendes, diretor da Fluida.