Museu da Energia de Itu completa 18 anos com ações especiais

12/12/2017


No dia 14 de dezembro, o Museu da Energia de Itu completou 18 anos de serviços prestados à comunidade. Para marcar a data, foram inauguradas novas placas que apresentam o trabalho de prospecção arqueológica realizada nos jardins do Museu, e que revelam o cotidiano dos moradores que habitaram o seu sobrado oitocentista desde meados do século XIX.

As prospecções arqueológicas efetuadas no quintal do Museu em 1999, ano de sua inauguração, resultaram na coleta de 3,8 mil fragmentos que revelam, além do cotidiano dos moradores que viveram no sobrado desde os mil e oitocentos, a presença de indígenas no local, com o achado de frações de peças de tradição tupi-guarani, com datação estimada do século XVII. Entre os objetos que recontam a história do local, destacam-se artefatos cerâmicos, utensílios domésticos e fragmentos de vidros. Na ocasião, foram expostos alguns dos fragmentos encontrados no quintal do Museu.

Além dos novos painéis, o Museu da Energia celebrou seus 18 anos com a realização, no dia 17, da 14ª edição da feira cultural “Arte no Beco”, que contou com a presença de mais de 2,5 mil pessoas no chamado “Beco dos Quatro Cantos”, ao lado do Museu da Energia. Música, pintura, intervenções teatrais, culinária, exposições, artesanato e oficinas foram algumas das atividades promovidas dentro e fora do Museu da Energia.

Às quartas-feiras de janeiro, o Museu da Energia de Itu oferece programação especial de férias ao público infantil. Nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro, às 15h30, acontece o Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que promove a realização de mostras de produção independente audiovisual atreladas ao tema da sustentabilidade.

Em Itu, a ação integrará a exibição de filmes e ações educativas sobre alimentação, reciclagem e meio ambiente, de forma a estimular a educação ambiental do público. A programação é gratuita e indicada para crianças de até 12 anos.

Após passar pelo Museu Interativo de Ciência de Franca, a exposição "Água: Energia do Planeta Terra", produzida pela Fundação Energia e Saneamento, permanece no Museu Casa de Cariolato (Rua Campos Salles, 2210, Centro) até o dia 19 de janeiro. Dividida em doze painéis, a mostra, realizada em parceria com o site Brazilcartoon, apresenta a produção de cartunistas brasileiros e estrangeiros que usam sua arte para provocar inquietações sobre o uso consciente da água.

A ação acontece em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) - Regional de Franca, Associação Paulo Duarte, com apoio da Prefeitura de Franca.
 

Fonte: Redação