Experiência de Marca

Lutti Colautto mostra destaques direto do Salão de Detroit 2018

O Salão de Detroit 2018 (North American International Auto Show) começou para a imprensa no dia 14 e abre para o público até 28 de janeiro.

O Salão de Detroit 2018 (North American International Auto Show) começou para a imprensa no dia 14 e abre para o público até 28 de janeiro. Primeiro do ano, evento é marcado pelas picapes –as preferidas do mercado americano — e a renovação de modelos consagrados, como Volkswagen Jetta.

Veja fotos do evento no Facebook Promoview.

Detroit é o berço do automóvel, a cidade de Henri Ford e da GM e o Salão do Detroit é o que mais chama a atenção do mundo todo, pois apresenta as tendências e caminhos da mobilidade no mundo.

O Salão de 2018 é reflexo de um momento de transição de mercados e tecnologias. O mercado americano vem crescendo e retomando a performance de anos passados e os carros elétrico estão cada vez mais fortes na tendência de meio de propulsão.  Sob o ponto de vista do mercado de Live Marketing, constatamos algumas boas ideias do que teremos no Brasil e poderemos desenvolver e apresentar para os nossos clientes.

A tecnologia mais usada pelas marcas foram os óculos de realidade virtual, o famoso VR.  Dentre as montadoras as que mais se destacaram com uso da tecnologia foram Volkswagen, Nissan e Ford. Detroit é seletivo e nem todas as marcas vem todo ano para se apresentar. Com isso vamos a alguns destaques e a Promoview juntamente com o correspondente Lutti Colauto, sócio e diretor da lampada.ag mostram em exclusividade:

A Ford trouxe uma coletiva com principal lançamento do ano, o Edge, novo mustang e nova Ranger um painel de led serviu de fundo para um cenário virtual que representava os produtos em uso. Destaque para o reveal da nova Ranger, onde os jornalistas presentes podiam escolher os segmentos do vídeo, através de um controle remoto você escolhia uma opção entre duas de continuidade do vídeo.

A marca também trouxe um estúdio de filmagem com 4 estações onda através de interatividade com produto e ambiente você participa de um filme que é enviado por e-mail. A marca trouxe o tradicional cartão com código de barras que você escanceia a cada atividade e depois recebe informações a respeito da marca e seus produtos. A marca ainda teve de destaque para uma parceria com a Lego na área Racing, um simulador para dirigir a Ranger e uma estação de óculos de realidade virtual que demonstrou a visão de futuro da marca para a mobilidade. A marca fez um happy hour com uma banda para os jornalistas e deu um preview de lançamentos para o ano que vem.

Audi e Volkswagen vieram com estandes bem mais contidos, em relação à construção e ativações. Audi não tinha painel de led, uma constante da marca nos salões do mundo todo e a Volkswagen trouxe a melhor ativação VR com o vídeo produzido com imagens reais, e não computação gráfica, além de interatividade durante a apresentação.

A GM trouxe várias atividades para o público, com destaque para a estação de VR, o estúdio de design e um robô dirigível. O projeto da GM segue guide mundial da marca, provavelmente o mesmo que teremos no Brasil e a Honda deu destaque para o novo Accord, com uma estação de VR com 6 pontos de ação, um estande que segue um padrão mundial, mas bem simples.

As marcas premium dão um show de material gráfico, com destaque para a Infiniti e Cadilac. Destaque para a Cadilac que trouxe uma interação engraçada, um karaokê onde você entrava em um estúdio, cantava uma música e depois recebe um vídeo dentro do carro, porem uma ação com pouco destaque para a produto.

O grupo FCA (Fiat, Dodge, Chrysler, Mopar e Ram), vieram com estande que é uma verdadeira feira de marcas e produtos, fica difícil entender o posicionamento de cada uma e seus destaques, lançamento da nova cherokee e uma ativação com carros de corridas de verdades foram os destaques desse estande. A Nissan foi provavelmente o maior painel de led do evento em área construída.

A Toyota trouxe um painel de led envolvente muito interessante, os destaques para as tradicionais tecnologias do futuro e a Lexus um projeto novo de estandes para feira com várias apresentações em vídeo integradas em formatos diferenciados.

A BMW segue a linha dos projetos tradicionais, com guide semelhante aos demais projeto globais e a Hyundai, destacou o lançamento do Veloster, uma das poucas montadoras a ter área vip reservada a convidados vip para relacionamento.

A Kia trouxe um esportivo novo, com uma apresentação VR interessante, ao invés de óculos um carro num box branco simulava o uso do produto. Já a Mercedes seguiu o padrão mundial da marca, sem grandes interações com os jornalistas.

As pequenas marcas (Denso, ZF, Michelan) apresentaram soluções construtivas e de interatividade que se assemelham muito com o que é feito no Brasil, uma boa referência para o mercado de live marketing.

Vamos encerrando por aqui a cobertura em tempo real do Salão de Detroit. Mas continuaremos publicando reportagens e vídeos do primeiro grande evento automotivo do ano. Fique com a gente e obrigado pela audiência! Acompanhe toda a cobertura aqui na Promoview e também nas redes sociais da lampada.ag. Junte-se a nós no Salão de Detroit, um evento inovador, conectado e em completa sintonia com as tecnologias e tendências.