Durante a última semana de novembro, o Improfest realizará sua quarta edição no Red Bull Station, no centro de São Paulo.

Festival de improvisação musical realiza quarta edição em SP

16/11/2017

Durante a última semana de novembro, o Improfest realizará sua quarta edição no Red Bull Station, no centro de São Paulo.

Com o objetivo de difundir a produção ligada à criação livre e instantânea - individual ou coletiva -, o evento terá apresentações de músicos e VJs nacionais e internacionais como o japonês Otomo Yoshihide, um dos principais compositores e improvisadores da atualidade.

Desde 2007 na ativa, o Improfest é o primeiro festival de música improvisada do Brasil. Ainda com o nome de I Encontro de Música Improvisada, foi realizado pela primeira vez na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo, com seminários, concertos e exibição de filmes. Um ano depois, sua segunda edição ocorreu durante a Virada Cultural de 2008, já como Improfest.

Com o formato de maratona de música improvisada, esse segundo encontro teve participações internacionais do calibre de Hans Koch, Rob Mazurek e Berhard Gal. No mesmo ano, o terceiro Improfest aconteceu no ambiente virtual do Centro Cultural Bradesco, dentro do simulador Second Life. Comandado pelo músico Paulo Hartmann, teve participação dos artistas convidados Juli Manzi, Thomas Rohrer, Célio Barros e Marco Scarrassati.

Depois de um hiato, o festival volta em 2017 com sua quarta edição dividia em três dias de programação gratuita e aberta ao público. Mesclando um encontro inédito entre o trio de músicos brasileiros Antônio Panda Gianfratti, Paulo Hartmann e Marco Scarassatti e o compositor Otomo Yoshihide -- além de uma palestra com o músico japonês, o evento também apresenta a jam session aberta “Improfest AV”, na qual VJs e músicos organizados em três blocos de cerca de 45 minutos cada mostram livremente as suas habilidades com instrumentos e máquinas.

Programação completa:

Quinta-feira, 23 de novembro

20h às 22h - Apresentação do trio de instrumentistas brasileiros Antônio Panda Gianfratti, Paulo Hartmann e Marco Scarassatti, seguida de concerto com Otomo Yoshihide. Ao final, o trio junta-se ao compositor para uma apresentação única.

Sexta-feira, 24 de novembro

20h às 22h - Bate-papo com Otomo Yoshihide sobre a cena musical da improvisação.

Sábado, 25 de novembro

15h às 19h - Improfest AV: Jam session aberta, na qual músicos e VJs previamente selecionados pela curadoria do festival terão espaço para improvisação de som e imagem.


Fonte:: Redação