Experiência de Marca

Universo feminino em destaque no Shimano Fest 2019

Especialistas se reunirão no Espaço Mulher para debater os impactos e benefícios do esporte.

Especialistas se reunirão no Espaço Mulher para debater os impactos e benefícios do esporte.

SHIMANO FESTAs mulheres assumem o protagonismo na edição 2019 do Shimano Fest. Comemorando uma década, o maior evento de ciclismo da América Latina se prepara para debater a força feminina no esporte, trazendo para o centro da conversa o crescimento desse perfil nas competições.

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Leia também: Shimano Fest chega à 10ª edição.

Nos dias 24 e 25 de agosto, especialistas focados no universo feminino estarão reunidos no Espaço Mulher para palestras e debates sobre os impactos e benefícios do esporte nos mais variados aspectos, da alimentação à preparação física, passando pelo controle de doenças e oportunidade de negócios.

Conhecer um pouco mais sobre “As alterações que acontecem no corpo durante o exercício”, principalmente as variações cardiovasculares, estarão na apresentação “A mulher no esporte” da cardiologista Rafaela Tatiana Melikardi Pinto.

SHIMANO FEST

Aquelas perguntas que rondam a cabeça de todas as atletas nas vésperas de uma competição: o que comer antes e após treinos e provas? Qual a importância dos alimentos saudáveis para atividade física?

Ganharão destaque na palestra “Nutrição para treinos e provas” com a nutricionista Livia Hasegawa.

As diferentes vertentes dos aspectos físicos no ciclismo serão temas de duas outras conversas. A ginecologista Potyra Labonia Matiellom abordará o “Impacto na saúde genital feminina”, com dicas para minimizar os aspectos negativos do ciclismo para a mulher, incluindo repercussão clínica e sexual. 

Já as questões ergonômicas da postura e ajuste da bicicleta, responsável por grande parte das dores e reclamação dos corredores, será o mote da conversa “Pedale de forma segura e confortável: como melhorar sua performance e prevenir dores e lesões”, com o fisioterapeuta Augusto Gávea.

Mulheres que procuram alta performance em provas de longa distância, não podem perder a palestra: “5 lições que eu aprendi com o Ironman”, ministrada pela Sueli Braz, triatleta e treinadora da equipe Antilope Racing Team, que ostenta no currículo 10 vezes o Ironman Finisher, incluindo duas participações no Campeonato Mundial de Ironman no Hawaii.

Oportunidades em um mercado por onde circulam mais bikes do que carros (70 milhões contra 50 milhões, respectivamente) serão abordadas na palestra “Ciclismo como negócio” promovida por Gisele Gasparotto, fundadora da LuluFive, empresa especialista em ciclismo feminino e mobilidade urbana.

SHIMANO FEST

Quem gosta de um bom bate-papo não pode perder os debates que a turma do Meet UP by Saude Podcast irá promover. Coordenada pelas jornalistas Luciana Oncken e Aline Moura, a primeira será uma roda de conversa sobre “Alimentação Equilibrada”, reunindo as nutricionistas Andrea Zaccaro de Barros, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e Mariana Del Bosco, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp.

Na segunda mesa de debate, o tema “Atividade Física e Metabolismo” tratará como o ciclismo ajuda no controle de doenças crônicas; como diabetes, síndrome metabólica, hipertensão, entre outras. Estarão reunidas Denise Franco, apaixonada por bike, endocrinologista, especializada em diabetes e medicina do esporte; Sonia de Castilho, educadora Física com especialização, personal trainer, jornalista e autora do blog DM2 Fora do Armário, sobre diabetes tipo 2; e Mônica Santos, atleta de MTB e Speed que  há 20 anos foi diagnosticada com diabetes tipo 1.

Juliana Silva, atleta da categoria Elite Sub 23, que conheceu o ciclismo ainda criança, quando residia e um serviço de acolhimento, contará na palestra “O movimento da bike em mim” como este esporte transformou e abriu oportunidades na sua vida pessoal e profissional.

E para quem gosta de viagens, a Médica veterinária Karin Francom, especialista em assuntos regulatórios, que já realizou nove cicloviagens dentro e fora do Brasil, compartilhará histórias da sua viagem que fez de Puerto Montt (Carretera Austral no Chile) até Ushuaia (Terra do Fogo na Argentina).

Na palestra “O Ushuaia Não é o Fim do Mundo! Uma aventura pela carretera austral e terra do fogo” ela abordará temas como hospedagem, alimentação na estrada, vento, passeios turísticos e trabalho voluntário.

As palestras serão todas gratuitas. No sábado (24) as palestras ocorrem das 10h às 18h e no domingo (25) das 10h às 17h. As vagas são limitadas.

Muito além dos debates

No Espaço Mulher haverá ainda “Quick Massagens” e manicure express oferecido pelo aplicativo de delivery de beleza, Singu, e uma maquiadora explicando os produtos da marca Pink Cheeks. E quem participar das palestras concorrerá também a vouchers de descontos da própria Singu e para aulas no estúdio de ciclismo indoor Ride State. Será possível ganhar kits das empresas apoiadores do Espaço Mulher – Cozinha de atleta, Só Snacks, You Foods e Pink Cheeks – que farão degustação de seus produtos para o público presente.

Além disso, nesse ano o Espaço contará com uma área de Crossfit onde serão realizadas aulas gratuitas, ministradas por academias para alunos e visitantes, com vagas limitadas. “O ciclismo e Crossfit são modalidades complementares, e esta interação chamará atenção, pois estamos trazendo o público do Crossfit para o fantástico mundo da bike”, comenta Sarah Shimada da Shimano, responsável pelo Espaço Mulher.

Mais informações aqui.