Experiência de Marca

Produtores em evidência: A importância da especialização

Das áreas de uma agência, a produção talvez seja a mais longe dos holofotes, e, ao mesmo tempo, a mais exposta.

Das áreas de uma agência, a produção talvez seja a mais longe dos holofotes, e, ao mesmo tempo, a mais exposta.

renato amaral
           Renato Amaral.

Explico essa dicotomia: produtores não estão nas fotos dos eventos (estão sempre nos bastidores fazendo o negócio acontecer!), são raros nas cerimônias de premiação (palco fica normalmente para os criativos, planejamentos, responsáveis pelas contas…).

As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.

Por outro lado, o poder de execução das agências está cada vez mais em cheque nas concorrências e contratações de jobs de todos os tamanhos. As equipes do lado do cliente são menores, as verbas mais enxutas e os prazos estrangulados.

Contratar uma agência com entrega duvidosa, equipe inexperiente, sem processos organizados ou transparência orçamentária, pode ser o começo do fim de qualquer projeto! Por conta disso, nos últimos anos vemos o crescimento das áreas de compras nas negociações agência-cliente e a importância de alianças sólidas entre agência-fornecedores.

Como executivo do segmento de logística de eventos e viagens de incentivo, meu ponto focal dentro das agências são os produtores. Após essa primeira entrada, nossa equipe passa a trabalhar junto com os planejadores e atendimentos e muitas vezes envolvendo também o cliente no desenvolvimento da proposta ideal.

Infelizmente, em alguns casos ainda, o produtor só entra em cena na hora de “espremer” o fornecedor, negociar prazos, formas de pagamento, descontos. Mas nas agências estratégicas e que acompanham o movimento que vem transformando as relações comerciais no nosso mercado, o cenário é outro: produtores são ativos e peças chave de inteligência em todo o processo.

Buscam em parceria com o fornecedor as melhores soluções, pesquisam inovações e maneiras de fazer algo diferente em seus negócios, optam pela especialização e não pelo “vai que dá!”.

Foi de olho nesse tipo de parceria que dá certo, que em conjunto com importantes players do mercado, realizaremos a primeira edição do “Pensar fora da caixa”, um encontro que acontece nos próximos dias no Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention em Foz do Iguaçu e reunirá os principais produtores de eventos das maiores agências de live marketing do mercado.

fora da caixa

Foram convidados os líderes da área nas agências para 3 dias de imersão em conteúdos inovadores, masterclasses com especialistas em tecnologias para eventos, debates sobre os caminhos e perspectivas para a área de produção dentro das agências, visitas técnicas, networking e conhecimento.

A iniciativa tem o objetivo de potencializar a atuação dos produtores em todo o processo de um job, dando-lhes ferramentas técnicas e informação privilegiada.

Acredito que essa é uma maneira de apoiar a profissionalização do live marketing: compartilhando conhecimento e experiências, analisando cases e parcerias de sucesso, dialogando com os agentes.

Com certeza sairemos do evento fortalecidos e com mais possibilidades de execução. No final das contas, se apontarem holofotes para a produção, que seja para agradecer e valorizar uma entrega perfeita! 

OBS: O evento “Pensar fora da Caixa” é uma iniciativa da TSB – Travel Solutions Brazil e Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention em parceria com A Laser, Armazém da Luz, Cenarea, Concept Painéis, Elementar Filmes e Conteúdos, Powerlight e Transasom, apoio de Cataratas do Iguaçu S.A, Hotel Belmond Cataratas, Grupo Marias & Maria, Macuco Safari e Turismo.