ABA participa de encontro sobre o futuro do marketing

11/10/2019


A Associação Brasileira de Anunciantes desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, para o Encontro Regional Latino-Americano, organizado pela WFA - World Federation of Advertisers.

O evento, que reuniu países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia e Guatemala, debateu temas que a ABA vem priorizando em sua agenda ao longo do ano, como a relação entre as agências de publicidade e os anunciantes, a importância das métricas para a publicidade, ética concorrencial, marketing responsável, o poder dos influenciadores, além da conscientização global pela igualdade de gênero e fim dos estereótipos.

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O Brasil foi representado por líderes e associados da ABA: Gustavo Fruges Ferreira, diretor de Comunicação do O Boticário, e Vanessa Vilar, general counsel Brazil da Unilever e vice-presidente da ABA, que acompanharam e participaram in loco da discussão.

A última, inclusive, dividiu com os convidados o Manual ABA de Adequação à LGPD, desenvolvido pelo Comitê Jurídico da ABA em parceria com Pinheiro Neto Advogados e apoio do Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O documento versa sobre privacidade e tem o objetivo de difundir e esclarecer as novas regras da LGPD e apoiar a adaptação dos anunciantes.

Gustavo integrou o painel “Una cultura sin estereótipos dañinos en América Latina”, já que o tema da igualdade de gênero, diversidade e inclusão vem ganhando cada vez mais força no mundo.

Já sabemos que as empresas estão tomando posições mais firmes e a indústria está se unindo em ações como Unstereotype Alliance e o movimento #SeeHer para acelerar essa mudança.

Neste painel foram apresentados os últimos projetos globais e Gustavo reforçou o papel da ABA como liderança no Brasil. “Lançamos em março deste ano, da Unstereotype Alliance Brazil, uma aliança entre a ONU Mulheres e representantes do setor, incluindo o próprio Boticário e empresas do porte de Unilever, Heads e MasterCard. A publicidade é reflexo da sociedade e a coerência e transparência com nossos consumidores é essencial.”, explica.

Além do painel, o encontro, que aconteceu nesta semana, no Palladio Hotel, marcou também o lançamento da chamada “Declaração de Buenos Aires” para publicidade progressiva, um acordo assumido por representantes regionais para em que se comprometam a tomar ações fortes contra imagens prejudiciais e a favor de uma representação justa de gênero em marketing e comunicação.

Já Vanessa retomou um tema que mobilizou a ABA no último ano: a privacidade de dados pessoais dos consumidores e a ética com o tratamento de tais informações no painel “Ética de los datos y la publicidad: qué depara el futuro para las marcas”. A WFA apresentou seus últimos relatórios e deu foco na nova regulamentação brasileira.

“Ética é uma premissa. Quanto mais transparentes somos, mais conseguimos engajar nossos consumidores. Num mundo tão digital e com tanta disponibilidade de informação, a autenticidade é uma questão de sobrevivência.”, diz Vanessa.

Vanessa Vilar.

Do início ao fim do evento, o vice-presidente da ABA, Afonso Champi, diretor de assuntos corporativos - Brasil e Conosur da Ferrero participou ativamente, ressaltou a relevância e urgência de assuntos relacionados ao marketing responsável e a importância da atuação das entidades presentes.

Os dois dias de debates contaram com o direcionamento de Stephan Loerke, CEO da WFA, que além de ressaltar o valor de todos os temas trabalhados, afirmou que “A relação da ABA com a WFA é um caso de sucesso global em que duas fortes associações constantemente trabalham em conjunto e com protagonismo em prol da ética e responsabilidade no mercado publicitário.”

Sendo realizado em Buenos Aires, o congresso teve como anfitriã a Câmara de Anunciantes da Argentina (CAA). Philip Perez, vice-presidente regional da WFA para a América Latina e presidente da Câmara de Anunciantes da Argentina, afirmou que “Receber uma delegação tão rica em conhecimento e experiências foi uma honra. Este encontro certamente será combustível para que mais trabalhos conjuntos aconteçam entre Brasil, Argentina e nossa região latino-americana.”

Jessica Ribeiro, gerente institucional da ABA, participou de painel exclusivo para os executivos das Associações Nacionais da América Latina e apresentou as iniciativas que conferem à Entidade o papel de liderança no Brasil em diversas transformações sociais e dos negócios.

A ABA tem se dedicado fortemente a entregar ao mercado brasileiro uma série de iniciativas que prezam pela troca de conhecimentos, valorização do profissional de marketing, produção de conteúdos de boas práticas e defesa da liberdade de expressão.

O encontro estimulou a sinergia entre os países presentes e, com a troca de experiências, possibilitou o crescimento conjunto do mercado, conceito fortemente defendido pela ABA.

Fonte: Redação.

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