O mercado de luxo no Brasil vem crescendo significativamente, o que não é nenhuma novidade para as agências, que lidam todo dia com o mercado, o valor das marcas e a sedução do consumo.
Mas será que as agências estão preparadas para receber este mercado, ainda tão novo no Brasil? E de que forma o live marketing pode ajudar o mercado de luxo a fazer parte da vida do brasileiro?
Para saber um pouco mais desse mercado, Promoview entrevistou Lutti E. Colautto, diretor-geral da Lâmpada Comunicação, que foi convidada recentemente para fazer parte do Luxury Marketing Council, que é considerado líder no campo do marketing de luxo, definindo o “padrão ouro” para a exploração inteligente das melhores práticas e tendências de marketing no mercado de luxo e marcas de luxo.
Promoview: A última pesquisa da World Luxury Index revelou que, no ano 2012, o Brasil movimentou US$ 12 bilhões em produtos de luxo, ao mesmo passo que se começou a falar muito das experiências. O que o live marketing pode fazer pelo mercado de luxo?
Lutti E. Colautto: O mercado de luxo vive um momento único no Brasil, tudo isso por causa da expansão do consumo, do acesso de novas classes ao segmento e da chegada de grandes marcas.
Com o live marketing podemos ter muito mais eficiência na abordagem de grupos segmentados e de forma muito mais eficiente. Podemos criar experiências dirigidas a marcas e seus potenciais consumidores de forma quase que única.
Além disso, podemos oferecer ações bem planejadas, identificando corretamente o que se quer falar e com quem se deve falar. Tudo isso nos faz ter muito mais eficiência na realização de abordagens premium.
Promoview: Qual deve ser a preocupação das marcas para gerar experiências relevantes aos brasileiros?
Lutti E. Colautto: Criar experiências memoráveis é sem dúvida o caminho para sensibilizar o consumidor. Uma marca premium traz em si própria todo um conjunto de possibilidades a serem trabalhadas para gerar essas experiências. Além disso, saber trabalhar corretamente o formato da comunicação que se dará com o público-alvo pode resultar na conquista e fidelização desse público.
Uma marca de luxo é uma escolha, você faz a compra baseado no emocional, na recompensa, no status que aquilo representará para sua vida. Uma marca premium no Brasil tem que ter a brasilidade no espírito de sua comunicação. O brasileiro é por si só orgulhoso de suas conquistas, cabe a cada marca saber criar associações para essa experiência se concretizar em negócios.
Promoview: Você diria que mercado de luxo brasileiro ainda é tímido? Como as agências podem se preparar para receber esse mundo novo?
Lutti E. Colautto: O mercado de luxo brasileiro é destinado a uma pequena parcela do público com altíssimo poder aquisitivo. As agências têm que estar atentas a formatos e ambientes de comunicação não tradicionais.
Além disso, a experiência e o relacionamento são a base da comunicação do segmento premium, em que as agências devem desenvolver ferramentas que proporcionem essa comunicação de forma eficiente.
Promoview: Como o live marketing pode trabalhar para ter a medida certa ao convencer o cliente a comprar um produto de grande valor?
Lutti E. Colautto: Construindo uma base de relacionamento verdadeiro da marca com o seu público-alvo, monitorar todos os momentos da vida desse consumidor, entender qual é o momento e a forma de abordagem mais eficiente para cada perfil.
Promoview: De que forma se dá a sua atuação no Luxury Marketing Council?
Lutti E. Colautto: Participamos do LMC apoiando algumas atividades, assistindo aos painéis desenvolvidos que falam sobre tendências e novidades do setor, e, principalmente, identificando oportunidades de parcerias e sinergia entre os associados e os nossos clientes.
Fazer negócios nesse segmento não é o objetivo principal, entendemos que para as empresas do segmento premium, construir relacionamentos é a base do desenvolvimento de oportunidades em conjunto.
O público de uma marca interessa a várias outras, identificamos esses momentos e propomos parcerias estratégicas de atuação em conjunto, otimizando dessa forma os investimentos e potencializando a oportunidade de negócios e crescimento para todos.