Todo mundo diz que baiano é caloroso. Para testar esse calor, às vésperas do aniversário da cidade, comemorado em 29/03, a Limoeiro Estúdio de Ideias saiu às ruas de Salvador, para a execução do projeto “Salvador Abraça”.
Em tempos de vidros fechados e de total desconhecimento do seu vizinho de porta, pedimos que pessoas que não se conheciam se abraçassem. No meio da rua. O resultado disso é exposto em uma galeria com cerca de 20 fotos, que mostram o quanto a cidade é contraditória.
O mesmo povo que não cede passagem no trânsito não tem absolutamente nenhuma relutância em abraçar conterrâneos desconhecidos.
O projeto foi inspirado no projeto Touching Strangers, exposto em 2009 em diversos museus de Nova York. O que fundamenta a diferença entre os projetos é a reação avessa entre os baianos e os norte-americanos.
Além de um recorte antropológico, o projeto entrega à cidade um grande valor cultural: o seu calor personificado na reação dos seus habitantes. Salvador se mostra solicita e carinhosa, mesmo que a rotina estressante deixe a sua doçura obscurecida. A galeria está disponível em aqui.
As fotos foram produzidas em diversos pontos da cidade, como UFBA – Ondina, Praia do Buracão, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Rua Osvaldo Cruz, Rio Vermelho e Pelourinho.
As fotos são assinadas por Leandro Mendes e Rodrigo Azevedo.