Experiência de Marca

Light Recicla troca lixo por dedução na conta de luz

No dia 10/06, o projeto inaugura nas comunidade de Cabritos e Tabajaras, em Copacabana, um novo ecoponto. Assim, moradores da região e clientes do Grupo poderão trocar material reciclável por desconto na fatura de energia elétrica.

Colaborar com o meio ambiente e ainda ganhar descontos na conta de luz estão entre os objetivos do Projeto Light Recicla, que, no dia 10/06, inaugura nas comunidades de Cabritos e Tabajaras, em Copacabana, novo ecoponto. O evento será realizado na quadra da Escola de Samba Unidos da Villa Rica.

Estarão presentes na soleninade o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Vieira Muniz; do presidente da Light, Paulo Pinto; e de diretores da companhia, além de representantes das empresas madrinhas Supergasbras e Hortifruti e líderes das comunidades.

Com a iniciativa, moradores da região e clientes do Grupo Light cadastrados no projeto poderão trocar material reciclável, como metal, plástico, papel, vidro e óleo vegetal, por descontos na conta de energia elétrica de sua residência, ou mesmo doar o lixo para ser revertido em crédito para 27 instituições cadastradas.

Desde agosto de 2011, quando foi implantado, o projeto já montou oito ecopontos, que receberam mais de 1.380 toneladas de material reciclável, além de 5.660 litros de óleo.

De acordo com a gerente de Atendimento às Comunidades da Light, Fernanda Mayrink, o Light Recicla, que já beneficia moradores de comunidades como Santa Marta, Chapéu Mangueira, Babilônia e Rocinha, entre outras, é uma iniciativa socioambiental.

“O Light Recicla vem contribuindo para a melhora do relacionamento da empresa com essas comunidades, abrindo caminho para uma série de novas parcerias com outras empresas e com o poder público. É uma proposta com metodologia para atuar com outras ações da sociedade civil e iniciativa privada para promover a sustentabilidade no Rio de Janeiro”, destaca Fernanda.

Para participar, basta o freguês da Light na comunidade se dirigir ao ecoponto para fazer seu cadastro, apresentando a conta de energia e então passará a ter direito ao cartão do cliente.

Assim, toda vez que levar material reciclável, ganha o correspondente ao peso, em desconto, que será repassado para a conta de energia. O Light Recicla tem também a participação da 3E Engenharia, Coopama e da ONG Doe seu Lixo.

No ano passado, a iniciativa ganhou reconhecimento com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, na categoria “Ações e Cases de Natureza Socioambiental”, por colaborar para o desenvolvimento sustentável. Em 2013, o projeto terá continuidade no Pavão, Pavãozinho, Cantagalo e Vidigal.

Fonte: Jornal do Brasil.