Experiência de Marca

Liderança: fácil ou difícil? – Parte 1 – por Paulo Araújo

Pensou o subordinado: - Senhor, dê-me paciência para aguentar meu chefe, porque se me der força... eu bato nele!

Paulo Araújo*

Pensou o subordinado: – Senhor, dê-me paciência para aguentar meu chefe, porque se me der força… eu bato nele!

Pequena, mas verdadeira história, afinal atire a primeira pedra quem nunca teve esse pensamento.

A verdade é que liderar não é tarefa fácil, mas primordial para quem quer ter sucesso na sua agência.

Na liderança há a mistura de arte e ciência, porém hoje a exigência por melhores resultados, inovar e crescer faz com que essa tarefa seja cada vez mais árdua.

O caos organizacional e a falta de tempo não servem como desculpas para a falta de planejamento, foco e trabalho em equipe. Ele já está instalado entre nós. Feliz daquele que compreende e administra o caos.

Toda equipe, normalmente, é reflexo de sua liderança, assim como os filhos são reflexos de seus pais.

Nesta difícil trajetória, que tal refletirmos sobre pontos importantes na relação lideranças versus liderados?

Definir missão e valores

Sua equipe sabe qual o norte a ser seguido? Quais os valores que nunca devem ser esquecidos? Qual a razão da existência da agência e em que ela efetivamente acredita? As ações de sua equipe devem ser condizentes com a missão maior da sua agência e é por intermédio da missão que deve ser iniciado o planejamento estratégico de qualquer organização.

Visão sistêmica

Conseguir enxergar o todo, ser capaz de compreender que somos interdependentes e que o triunfo é quando todos conseguem atingir seus objetivos. Assim, como o corpo humano, sua agência depende de cada setor para sobreviver, ao invés de promover competição entre os setores promova a sinergia entre os mesmos. Um bom ambiente de trabalho é quando todos de alguma forma sentem que fazem a diferença no resultado final.

Integre a equipe

Você conhece cada membro de sua equipe? Seus sonhos, metas, aspirações, hobbies, um pouco sobre sua história de vida. A integração facilita a comunicação, cria relacionamentos e cumplicidade. Não perca pequenas oportunidades para promover festas, happy hour, atividades esportivas, treinamentos ao ar livre com todos seus funcionários e quando possível traga a família para conhecer a agência para que entenda o que a pessoa faz, enfim, qual o seu trabalho.

Respeitar a individualidade

Aceitar diferenças, tentar entender o porquê de determinado comportamento, evitar julgamentos, criar um ambiente de confiança. O bom líder sabe que cada pessoa tem seu tempo, seu ritmo e cabe a ele ajustar processos e tarefas ao que realmente cada um é capaz de fazer. Pedir aquilo que se pode efetivamente dar, sem fazer do poder atos de terrorismo organizacional, criando desgastes desnecessários.

Paulo Araújo apresenta conteúdo, interação e bom humor em suas palestras! Conheça seus livros, artigos e clientes no site www.pauloaraujo.com.br . Entre em contato e coloque no seu planejamento uma palestra influente e motivadora pelo e-mail [email protected]