Pela primeira vez, a cidade de São Luís receberá a Copa Nordeste de Ciclismo. A competição, que será promovida pela Federação Maranhense de Ciclismo (FMC) sob supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ocorrerá entre os dias 24 e 26/08, em um dos mais belos cartões-postais da capital maranhense: a Avenida Litorânea.
Para isso, o presidente da FMC, Walmir Peixoto, apresentou o projeto da realização da competição nacional à Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) para que a competição seja realizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura, de autoria do secretário Joaquim Haickel.
A lei permite às empresas que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão apoiarem projetos esportivos e culturais.
Segundo Peixoto, para a realização de um evento esportivo tão importante para o ciclismo no Estado, como é o caso da Copa Nordeste, que reunirá 225 ciclistas de noves Estados, é importante contar com o apoio do governo do Maranhão.
“Estou fazendo o projeto por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte. Já falei com o secretário Joaquim Haickel, que me disse como proceder, e já estou elaborando o projeto, porque foi por meio da lei que a Seleção Brasileira Feminina de Handebol estará em São Luís. Acredito que a Lei de Incentivo veio para contribuir, e muito com o esporte maranhense”, explicou o presidente da FMC.