Há várias tentativas de inovação no cartão de visitas, especialmente de empresas criativas. A verdade é que nem sempre é possível entregar algo realmente relacionado com o core business do negócio ou da função representada no cartão em duas dimensões.
Pensando nisso, a Lego resolveu inovar e deixar a marca presente na vida e na memória de todos aqueles que entrarem em contato com executivos da empresa: ao invés de papel, o cartão de visitas é uma miniatura do funcionário.
Os bonecos têm o tamanho dos personagens de Lego e possuem o nome do executivo na frente, e os dados de contato no verso.
Imagem: LEGO/ PSFK
A Lego, entretanto, não é a primeira marca a usar cartões de visita como uma dose extra de sampling. A AXE criou cartões no início deste ano que trazem o “Efeito AXE” para a vida real: cada funcionário possui cartões de visita com o seu cheiro customizado neles. Os feromônios, que são os gatilhos para a reação chamada “AXE effect” estão ali para quem receber o cartão.
Para fazer o cartão, os funcionários forneceram uma amostra dos seus feromônios, colegado por meio do seu suor no auge da exaustão. Uma faixa na cabeça foi o instrumento de coleta das amostras, a essência foi isolada em uma solução e o seu extrato aplicado no cartão.
Fotos: AXE/ Inspiration Room.
A marca justifica a ação como forma de entregar não apenas os contatos do funcionário, mas também a essência da atração daquela pessoa. O cartão ainda tem um disclaimer: “Mantenha este cartão seguro. Não sou responsável pelo efeito possível de uma atração pela minha pessoa resultante do fato de possuí-lo.”