Experiência de Marca

Lago Corumbá IV sedia Campeonato Brasiliense de Canoagem

Evento, que também serve de preparação para os atletas que irão participar do campeonato brasileiro e do mundial, é organizado pela Federação Brasiliense de Canoagem.

A Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan) está de olho no potencial do Lago Corumbá IV para a prática de esportes náuticos. 

A entidade do Distrito Federal firmou uma parceria com o Escarpas Eco Parque, localizado às margens do lago, no município goiano de Abadiânia, para a realização neste fim de semana, 28 e 29 de agosto, da 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem, que também serve de preparação para os atletas que irão participar do campeonato brasileiro, que será realizado em outubro em Brasília, e do mundial.

Leia também: Isaquias Queiroz é Ouro no C1 1000m.

O evento deste sábado e domingo contará com a participação de cerca de 50 atletas e paratletas, em diversas categorias amadoras e profissionais. 

O campeão mundial de paracanoagem maratona, Luciano Pereira Lima é um dos nomes confirmados. No total, serão 24 paratletas, a maior equipe do Brasil.

Também participará da disputa o tricampeão brasileiro de canoagem maratona e tricampeão brasileiro master de canoagem maratona, Paulo Salomão, que já participou de quatro mundiais entre as categorias oceânica, maratona e velocidade. 

Paulo-Salomão é um dos mais experientes atletas da canoagem de Brasília (Foto: Divulgação).

Ele é o atual presidente da Febracan, que integra o Comitê Organizador da organização da competição.

No fim de semana, o Lago Corumbá IV receberá embarcações surfski, que são oceânicas, e paralímpicas – as paracanoes. 

O presidente da Febracan adianta que a entidade já tem interesse em realizar outras competições na região, aproveitando a proximidade com Brasília e as facilidades de acesso e deslocamento.

“Há um grande potencial no lago. Acredito que, além das embarcações paraolímpicas e oceânicas, vamos poder realizar provas de velocidade no futuro. Estamos muito interessados em explorar tudo o que o Corumbá IV pode nos oferecer.”, frisa o presidente da Febracan.

Além de atleta e das atribuições à frente da Febracan, Paulo Salomão atua como técnico e é um dos responsáveis por um projeto social de paracanoagem em Brasília, que culminou na formação de uma equipe de oito esportistas, que participam de competições no Brasil e no mundo.