O programa Parceiros da Natureza, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), já está dando os primeiros frutos: a adoção do Bicicletário do Parque Ecológico da Pampulha pela Kibon, marca da Unilever, que neste convênio é representada pela Cross Networking Assessoria de Negócios.
O convênio estabeleceu a doação de 60 bicicletas, 40 capacetes, 100 calotas, 80 cestinhas, 60 placas de numeração, 20 placas para quadro da bicicleta aro 16, 2 banners em lona e manutenção de 80 bicicletas (sendo 20 já pertencentes ao próprio parque), com manutenção a cada 14 dias e fornecimento de peças, conforme a necessidade.
A proposta do Parceiros da Natureza é possibilitar parcerias entre a Fundação e entidades públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, com o objetivo de preservar e reformar recintos dos animais, jardins, estufas, tanques do Aquário e demais equipamentos da instituição.
Além disso, os parceiros do programa têm a possibilidade de usufruir do exercício da cidadania e das boas práticas ambientais, uma vez que como futuros “agentes da natureza” terão o compromisso solidário de ajudar na promoção de eventos, programas e materiais educativos.
No primeiro semestre de 2014, a FZB-BH pretende colocar para adoção, por meio de chamamento público, a casa de répteis e a sinalização educativa e interpretativa de seus espaços e equipamentos, entre outros.
De acordo com o presidente da Fundação Zoo-Botânica, Jorge Espeschit, a implantação do programa tende a valorizar ainda mais as iniciativas de conservação já desenvolvidas pela instituição.
“Acredito que o Parceiros da Natureza se consolide como um mecanismo de aprimoramento de atividades e de projetos ambientais, uma vez que o cuidado dos parceiros com os espaços e atrativos da Fundação passam a ser compartilhados de modo responsável pela sociedade” afirma Espeschit.