Uma manobra, no mínimo diferente, está sendo usada no Reino Unido pela banda Kaiser Chiefs para dar visibilidade ao seu novo álbum. Desenvolida pela agência Wieden + Kennedy de Londres com a B-Unique e Fiction Records, uma divisão da Universal Music no UK, a ação criada tem como objetivo dar aos downloads de álbuns digitais uma nova dimensão e ativá-los, indiretamente, por intermédio da promoção das versões das músicas criadas pelos fãs.
A dinâmica da atividade é simples: os fãs podem criar – e vender – a sua própria versão personalizada do novo álbum, The Future is Medieval, escolhendo dez músicas do total de 20. Os interessados devem baixá-las e podem, inclusive, criar uma capa com a sua própria arte.
Como parte do processo, os participantes ganham também uma página web, bem como banners, cartazes e ferramentas de redes sociais para divulgar o álbum. Mas não é só isso: para cada álbum da sua versão vendido, o fã receberá uma libra (cerca de R$ 3,00).
É um conceito de concorrência reinventado: na hora de comprar é possível escolher o álbum da banda ou alguma das versões dos fãs. De toda a forma não é novidade nenhuma que a venda de discos hoje em dia não traz o grosso da receita da música mundial, e sim, os shows e turnês.
Como tudo no mundo da comunicação e do marketing, o que está fazendo a grande diferença é a presença 1:1 com o cliente. No caso do entretenimento o conceito do “ao vivo” nunca foi tão importante. Agora é esperar para ver que novidades vem na turnê mundial de shows do Kaiser Chiefs.