A agência JWT publicou em seu blog no dia 06/12, as informações do seu sétimo relatório anual que traz as tendências sobre o que terá impacto direto no comportamento dos consumidores em 2012.
O reporte adverte à indústria do marketing sobre a preocupação que será “top of mind” dos consumidores em boa parte do mundo: a crise financeira. Também deve haver uma preocupação ainda maior com assuntos como cuidados com o meio ambiente e novas tecnologias.
Confira um resumo dos principais pontos do relatório:
1 – Novas opções para clientes que têm a questão preço como entrave no processo de compra. A incerteza econômica continuará até pelo menos o meio do ano e isso impulsionará as marcas a criarem versões simplificadas, tamanhos menores e ofertas de produtos e serviços diferenciados, com o objetivo de estimular o consumo e evitar uma depressão econômica.
2 – Viver um pouco. Frente aos constantes estímulos para que os consumidores vivam a vida de forma mais intensa e saudável, o consumidor em 2012 buscará escapar das preocupações cotidianas para exceder-se em atividades de lazer e entretenimento de vez em quando.
3 – Um ano para os empreendedores: Em meio à crise, muitos acabam encontrando novas oportunidades de independência financeira. O desemprego crescente e o descontentamento com a situação atual dará espaço para a mentalidade empreendedora, impulsionada pelos avanços da tecnologia.
4 – Valor compartilhado: O progresso social e ganhos monetários são duas metas que não têm que necessariamente que ser excludentes. Mais empresas vão avançar na ideia de responsabilidade social, doando valores para determinadas causas, por uma verdadeira integração de princípios sociais e suas práticas.
5 – A comida será mais verde do que nunca: A produção, o processamento e a comercialização dos alimentos seguirão sendo pontos de interesse para o estabelecimento de melhores práticas entre marcas, governos e consumidores, convertendo o tema comida em uma tendência focada na sustentabilidade.
6 – Casar é opcional: As mulheres de todo o mundo estão dando outro valor à instituição do matrimônio. Em 2010, um terço das japonesas em torno dos 30 anos de idade já permaneciam solteiras; em Taiwan 37% das mulheres entre 30 e 34 anos também não tinham casado. União livre e maternidade devem ganhar ainda mais popularidade.
7 – Reintegrar: Graças à tecnologia, o mundo desenvolvido oferece cada vez mais entornos personalizados, seletivos e excludentes. Mas, em 2012, será enfatizada a reintegração, a sorte e a casualidade.
8 – Em todas as telas, em todo o lugar: As telas de forma geral – notebooks, tablets, smartphones – estão na rotina de milhões de pessoas e sua popularidade habita na poderosa interação proporcionada entre as pessoas. Com isso, abrem-se também novas oportunidades para atrair e motivar os consumidores.
9 – Celebrando a longevidade: Muitas sociedades têm projeções altas de envelhecimento nas décadas a seguir, e os avanços da medicina, assim como mudanças culturais e demográficas, permitem às pessoas ter pensamentos mais positivos sobre esta nova etapa da vida. Os jovens tenderão a querer viver cada vez mais e melhor, investindo na qualidade de vida.
10 – O prazer do design e dos sentidos: Com os objetos deslocados pelos meios digitais e virtuais, a tendência de tornar certos artigos em verdadeiros fetiches de consumo deve impulsionar a criação de mais dispositivos e produtos com valor agregado no seu design.