Os adolescentes do Projeto Pescar iniciaram no dia 09/12, um bazar na sede da Fundação Fritz Müller. Nomeado “Festival de Móbiles”, tem todos os produtos feitos com materiais ecologicamente corretos, confeccionados por eles mesmos. O festival acontece até hoje (12/12), em horário comercial.
A orientadora do Projeto Pescar, Elissa Maria Retcheski, conta que os jovens aprenderam, nas aulas de meio ambiente, sobre a ligação que existe entre sustentabilidade e o mundo e, assim, eles criaram produtos sustentáveis.
“O bazar foi idealizado pelo grupo (professores e alunos), no qual os jovens puderam colocar em prática tudo que aprenderam sobre atendimento, custos e todos os conhecimentos que lhes foram passados até o momento, pois eles fizeram tudo, desde a elaboração do produto, até a verificação do custo do material e o valor final da venda”, declara Elissa.
Os produtos que estão à venda no bazar são, em sua maioria, móbiles. Mas há também uma quantidade de porta-treco, alguns bonecos e kits de marcador de página. No total, foram confeccionados mais de 100 artigos.
Elissa diz que o lucro das vendas será revertido para a viagem de formatura do grupo, que deve ser feita após a conclusão das 800 horas de curso, que acontece em abril de 2012. “Os jovens ainda farão outras ações para arrecadar fundos para a formatura, pois querem pagar sua viagem do fruto do trabalho e aprendizado deles”, comenta Elissa.
A primeira compra do dia foi feita pelo professor Gavin Paulo Bourdon, que levou para casa um boneco de Papai Noel, um móbile e dois kits de marcador de página. O professor conta que o diferencial da venda dos alunos foi percebida com sorrisos, olho no olho e vontade de vender. “Além disso tudo, os jovens conheciam bem o material que estavam vendendo, já que eles mesmos o produziram, e também porque os produtos eram feitos de materiais reciclados”, declara.
Os adolescentes contam que, na hora de decidir o que seria produzido, eles pensaram no que cada um sabia e gostava de fazer e chegaram à conclusão de que era mais fácil e prático produzir móbiles, já que eles tinham aprendido a confeccionar tal artigo e a matéria-prima era fácil de ser conseguida.
Eles dizem que estão adorando o festival, pois o trabalho ficou muito legal e ainda ajuda o meio ambiente. Para eles, o curso está sendo bastante gratificante, uma oportunidade única, onde estão aprendendo muito em todos os sentidos, desde educação e comportamento, até as técnicas de atendimento ao cliente.