Experiência de Marca

Jornal diário abre espaço para ações promocionais

Imagine um jornal com um dispositivo de áudio a ele acoplado. A ideia soa como os cartões de aniversário musicais, mas tecnologicamente a solução é bem mais complexa. A integração de um sistema de som em um papel não é novidade, pois marcas como Renault e Citroën, na França, já se utilizaram de tecnologias parecidas.

Imagine um jornal com um dispositivo de áudio a ele acoplado. A ideia soa como os cartões de aniversário musicais, mas tecnologicamente a solução é bem mais complexa. A integração de um sistema de som em um papel não é novidade, pois marcas como Renault e Citroën, na França, já se utilizaram de tecnologias parecidas.

Porém, agora, a Volkswagen resolveu fazer o seu teste valendo: em um jornal diário, o The Times, na Índia. O sistema de som acoplado ao papel transmite apenas uma mensagem curta e um dispositivo de fotodiodo converte luz em energia, alimentando-o para funcionar corretamente. Apesar de já estar sendo utilizado com fins promocionais, o volume do áudio ainda é bastante alto, pensando também no som igualmente alto produzido pelos trens e metrôs quando em movimento. De toda a forma, já conquistou alguns fãs, como a pessoa que realizou o vídeo abaixo e postou no YouTube:

Apesar de ainda não ter se popularizado entre os clientes e agências publicitárias, a ação agradou muito os indianos e, apesar de bastante estranha, foi parte de uma ação promocional da marca que contou, ainda, com a distribuição de materiais em estações de metrô e convites para test drive.