Experiência de Marca

Johnson & Johnson aposta na sustentabilidade na Copa de 14

Embora não divulgue o aporte feito nas ativações do patrocínio, a marca afirma estar entrando na fase de maior investimento, e, para isso, conta com o ex jogador Raí como embaixador das ações de marketing sustentável.

A nova onda da campanha institucional da Johnson & Johnson para a Copa do Mundo de 14 entrará no ar no próximo dia 28/03, e outras iniciativas, envolvendo a ação de marketing sustentável pela doação de sangue e a ação de marketing promocional que incentiva a troca de carinho, já estão sendo exploradas na internet.

Embora não divulgue o aporte feito nas ativações do patrocínio, a J&J afirma estar entrando na fase de maior investimento. “A campanha e as iniciativas deixam clara nossa ambição de impactar as pessoas”, disse Ricardo Wolff, diretor de marketing institucional, da Johnson & Johnson Brasil.

Um Maracanã de Vidas

A campanha de doação de sangue, elaborada pela Octagon, foi batizada “Um Maracanã de vidas”. Isso porque, o objetivo, em três meses, é receber nas doze cidades-sede da Copa 20 mil doações.

Considerando que cada doação, segundo a J&J, pode salvar até quatro vidas, cumpre-se a promessa de salvar o equivalente a um estádio do Maracanã. “Teremos um ônibus que vai percorrer todas as cidades-sede, menos Manaus, por questões de logística. Começa em São Paulo e termina no Rio de Janeiro”, conta Arnaldo Ismael Dias Garcia, gerente de atendimento da Octagon.

Ele também ressalta a importância de a ação ocorrer antes do evento, uma vez que durante o torneio é esperada queda no número de doações e a ideia da campanha é deixar abastecidos os hemocentros.

Ao fim da campanha, quatro bolsas de sangue gigantes, criadas pelo artista Eduardo Srur, serão levadas ao Maracanã (a meta é que cada uma esteja repleta de pequenos corações vermelhos, representando as 20 mil doações feitas).

A bolsa de sangue gigante foi colocada na frente do Museu do Futebol, em São Paulo (Foto: Reprodução/Globo).
A bolsa de sangue gigante foi colocada na frente do Museu do Futebol, em São Paulo (Foto: Reprodução/Globo).

Campeão do Carinho

Ninguém melhor que o ex jogador Raí, um dos fundadores da Fundação Gol de Letra, para comandar a escalação de 11 grandes histórias de gente que soube dedicar carinho ao próximo.

Os autores das três histórias mais votadas da ‘Seleção do Carinho’ serão levados pela J&J à final da Copa, com acompanhantes. As inscrições vão até dia 11/04, via site. O anúncio dos vencedores acontecerá em 09/06.

Raí gravou um vídeo em que convoca os brasileiros a compartilharem suas experiências de solidariedade e carinho. O filme será veiculado nos canais da companhia na internet. “É uma honra ser embaixador de uma ação tão linda e também não deixa de ser um reconhecimento ao meu trabalho na Gol de Letra”, disse o campeão mundial.

rai_campanha do carinho J&J

Cuidados com Saúde

Como patrocinadora oficial exclusiva da área de cuidados com a saúde da Copa, a J&J padronizará toda a identidade visual dos serviços médicos do evento, incluindo sinalização nos estádios, uniformes e equipamentos. Além disso, desenvolveu malas médicas com vários aparelhos avançados, incluindo desfibriladores.

Vale lembrar que a área de consumo, apesar de mais conhecida, é a menor da Johnson, que atua também nos setores farmacêutico e de equipamentos médicos. Em cada cidade-sede, haverá um posto da J&J nos Centros de Voluntários, nos quais eles poderão checar alguns dados da própria saúde, como glicemia, IMC e pressão arterial. A ideia aqui é “cuidar de quem cuida”.

Apoio à Humanização de Hospitais

Também como parte da tentativa de deixar um legado efetivo após o evento, a J&J está embarcando no Programa de Apoio à Humanização nos Hospitais, do Ministério da Saúde.

Em parceria com o Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo, a companhia apoiará iniciativas de capacitação de profissionais de saúde para um atendimento mais humanizado à população em hospitais das 12 cidades-sede.

Os treinamentos, envolvendo 30 hospitais, serão divididos em capacitação in loco para médicos e enfermeiros; sensibilização e multiplicação, com gestores de saúde e profissionais de humanização; e formação de residentes (médicos e de enfermagem).