Em maio do próximo ano, João Pessoa (PB), cidade subsede da Copa do Mundo de 14, se transformará no maior centro de conhecimento, cultura e entretenimento sobre futebol de todo o mundo ao abrigar a maior e mais representativa exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos.
We Speak Football (do inglês, Nós Falamos Futebol) está sendo construída por duas instituições que são autoridades mundiais em museus do esporte, e, como não poderia deixar de ser, em futebol: o Qatar Olympic & Sports Museum, de Doha (Catar) e o National Football Museum, de Manchester (Inglaterra).
A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, marca um golaço ao ceder um dos prédios dentro do complexo inaugurado em 2008, e projetado por Oscar Niemeyer, para a exposição que percorrerá inúmeros países durante nove anos, até chegar em Doha (Catar) à época da celebração da Copa do Mundo de Futebol, em 2022.
We Speak Football prevê uma incomparável experiência interativa e será rica em recursos audiovisuais. Em mais de 1,5 mil metros quadrados de exposição serão exibidas relíquias dos mais de 150 anos do futebol mundial.
Será possível conhecer e explorar a história que mostra como o futebol se espalhou pelo mundo; vivenciar os melhores gols e as mais bonitas jogadas; sentir a pressão que é bater um pênalti; a vivência de estar dentro de diferentes estádios, e, como não poderia faltar, toda a emoção dos títulos conquistados pelo Brasil nas finais de Copa do Mundo.
“Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao assinar o termo de anuência da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. “João Pessoa tem uma localização privilegiada entre o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará, estados com cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo”, explica.
“É mais do que um compromisso firmado entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o Qatar Olympic & Sports Museum e o National Football Museum, da Inglaterra. É, sobretudo, um compromisso com o turismo, com a cultura, o cidadão, a imagem da cidade, os estudantes, famílias e visitantes de João Pessoa que poderão conhecer e inaugurar a maior exposição de futebol já vista em todo o mundo”, comemorou o Prefeito.
Ao visitar a exposição We Speak Football, o público será levado às origens do futebol, reviverá a história da Copa do Mundo, conhecerá as principais estrelas do esporte e viverá as emoções e a diversidade que fazem do futebol uma língua que todos nós falamos. Além disso, o futebol brasileiro será destaque em uma seção especialmente voltada ao País pentacampeão.
A exposição vai além dos muros da Estação Cabo Branco e deixará um legado para a comunidade local. Assim, serão oferecidas uma série de atividades, incluindo palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.
“O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país. Nós estamos orgulhosos pela oportunidade de iniciar essa exposição pelo Brasil”, comenta o diretor do Qatar Olympic & Sport Museum, Christian Wacker.
O conceito da exposição foi desenvolvido pelas duas instituições e reflete o futebol como um fenômeno global no qual a pluralidade da comunidade mundial está inserida. “O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo, não importando a idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, afirma Kevin Moore, diretor do National Football Museum.
“Mesmo pessoas que não falam a mesma língua compartilham a linguagem do futebol”, reforça. “Estamos muito contentes em trabalhar com o Qatar Olympic & Sports Museum e a Estação Cabo Branco nesta fantástica exposição internacional”.