São Paulo - A Jim Beam transportou seus consumidores para um dos períodos mais marcantes da história dos Estados Unidos: a era da Lei Seca. Com o conceito “É proibido proibir”, a campanha Jim Beam Rye Prohibition convidou o público a conhecer mais sobre a marca. A Agência MAK, uma das principais empresas do segmento de live marketing, criação, tailor made e endomarketing do país, assina a ativação.
Inspirada nas restrições impostas entre 1920 e 1933 — período em que a fabricação, venda e transporte de bebidas alcoólicas foram proibidos nos EUA — a ação visa criar uma experiência imersiva. Assim, conecta passado e presente por meio da história da marca e da resistência cultural que ela representa.
“Mais do que uma ativação, queremos proporcionar ao público uma experiência que resgate a essência da marca e desperte a curiosidade por seu legado”, afirma Ricardo Leão, CEO da Agência MAK. “A Jim Beam enfrentou a Lei Seca com criatividade e resiliência, e essa é a mensagem que queremos transmitir”.
Narrativa histórica e apelo visual
O projeto transforma fatos históricos em peças de comunicação criativas. Um adendo especial ao cardápio dos estabelecimentos participantes introduz a história da Lei Seca, apresenta as características do Jim Beam Rye e ensina a receita de um drink exclusivo. Enquanto o QR Code direciona o público para um conteúdo digital interativo com mais detalhes.
Além disso, o material promocional inclui coasters (porta-copos) personalizados, entregues em caixas temáticas com gradis estilizados, mini cadeados e adesivagem especial — reforçando a estética de clandestinidade típica da época. Com a ativação, a Jim Beam busca ampliar sua conexão com o consumidor brasileiro e fortalecer sua imagem como um rótulo com história e personalidade.