Entre 2010 e 2012, 16 empresas de Ji-Paraná (RO), dos setores de hotelaria e gastronomia participaram do projeto Turismo de Negócios na cidade, realizado pelo Sebrae com o intuito de preparar essas empresas para receberem eventos e fomentar o crescimento sustentável da economia regional.
Desde seu início, o projeto melhorou o índice de satisfação dos clientes atendidos pelas empresas em mais de 10%, assim como ampliou, significativamente, a taxa média de ocupação dos hotéis.
Para atingir esses objetivos, foram realizadas capacitação de mão de obra, consultoria tecnológica e de gestão, missões a grandes feiras do setor de hotelaria e gastronomia da América Latina como a Equipotel e a Fispal, em São Paulo.
Também houve uma visita técnica à Serra Gaúcha a fim de proporcionar aos empresários a ampliação de seus conhecimentos sobre as maneiras de captação de eventos.
A participação efetiva das empresas foi de grande importância para o alcance dos resultados do projeto. Elas não mediram esforços para possibilitar a participação de seus colaboradores nas capacitações, bem como na minimização de custos por intermédio da cessão de espaços para a realização dos cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) ao longo dos três anos de realização do projeto.
As empresas aumentaram sua produtividade e melhoraram a qualidade dos alimentos que produzem por meio do Programa Alimento Seguro (PAS), que possibilitou o aumento na qualidade e na segurança da manipulação dos alimentos. Agora as empresas que participam do PAS estão aptas a utilizar a capacitação como um diferencial de marketing.
Os resultados alcançados pelo projeto foram muito positivos e superaram as metas iniciais. O índice de satisfação dos clientes, após os três anos de capacitações nas empresas, cresceu cerca de 15% nos hotéis e 25% nos restaurantes.
A taxa média de ocupação dos hotéis teve um crescimento médio de 17% em relação a 2010. Os empresários aumentaram seu interesse com relação à melhoria da gestão de seus negócios, ao atendimento dos clientes e ao marketing da empresa, entre outros.