Apesar do Japão possuir muitas peculiaridades, alguns de seus costumes são bem interessantes quando vistos por olhos ocidentais, ainda mais quando não fazem o menor sentido do ponto de vista de negócios.
Um desses costumes é o “Fukubukuro”, ou “Sacola surpresa/da sorte”, uma tradição que lojistas praticam no primeiro dia do ano. As sacolas são seladas e vendidas com descontos generosos aos consumidores, que as compram literalmente às cegas.
A tradição diz que o valor dos produtos sempre deve exceder o preço fixado, que pode ser uma combinação de produtos ou um item bem caro, sempre acima do valor pago. Com isso saem ganhando o consumidor e o lojista, que pode repor o estoque com novos produtos. Dependendo da loja que realiza essa ação de marketing promocional filas se formam e diferente de outros lugares os consumidores não saem no tapa.
Com isso, a Apple, para ganhar a simpatia dos japoneses realiza desde 2009 a ação promocional das sacolas-surpresa, e tal como outros lojistas, a quantidade delas é limitada. A marca distribui senhas para os que chegam cedo às lojas.
O valor das sacolas ou mochilas foi fixado em 36 mil ienes, cerca de R$ 820,00 em valores de hoje, mas os produtos incluídos excedem de longe essa quantia.
A Apple preparou quatro kits diferentes, cada um contendo um gadget: Macbook Air de 11 polegadas, iPad Air Wi-Fi de 16 GB, iPad mini de primeira geração Wi-Fi de 16 GB e iPod nano.
Todas as bolsas continham uma camiseta e um Mophie Powerstation Mini, e dependendo do iGadget outros acessórios poderiam variar entre fones Bluetooth BlueBuds X da Jaybirds, uma câmera-remoto IZON da Stem, leitor de cartões da Square, caixa de som Bluetooth Mobile Boombox da Logitech e outros mimos.
Esse é o tipo de ação de marketing promocional que dificilmente daria certo no Ocidente devido as diferenças culturais, mas nessa os japoneses saem ganhando pelo equivalente a cerca de US$ 340 e podem levar até mesmo um Macbook Air, que começa em mil dólares.
Resumindo, é uma ação promocional que visa somente tornar a Apple mais simpática ao público japonês ao adotar um costume local, já que ela não se preocupa tanto com estoques e o retorno na mídia é muito maior do que o suposto valor perdido nos descontos. Teve gente tão feliz que saiu até dançando. Confira no vídeo abaixo:
Fonte: AI.