Experiência de Marca

Ação promocional da Apple surpreende japoneses

Um dos costumes no Japão é o “Fukubukuro” (literalmente “Sacola surpresa/da sorte”), uma tradição que lojistas praticam no primeiro dia do ano. Na ação de marketing promocional, sacolas seladas foram vendidas com descontos generosos.

Apesar do Japão possuir muitas peculiaridades, alguns de seus costumes são bem interessantes quando vistos por olhos ocidentais, ainda mais quando não fazem o menor sentido do ponto de vista de negócios.

Um desses costumes é o “Fukubukuro”, ou “Sacola surpresa/da sorte”, uma tradição que lojistas praticam no primeiro dia do ano. As sacolas são seladas e vendidas com descontos generosos aos consumidores, que as compram literalmente às cegas.

A tradição diz que o valor dos produtos sempre deve exceder o preço fixado, que pode ser uma combinação de produtos ou um item bem caro, sempre acima do valor pago. Com isso saem ganhando o consumidor e o lojista, que pode repor o estoque com novos produtos. Dependendo da loja que realiza essa ação de marketing promocional filas se formam e diferente de outros lugares os consumidores não saem no tapa.

Com isso, a Apple, para ganhar a simpatia dos japoneses realiza desde 2009 a ação promocional das sacolas-surpresa, e tal como outros lojistas, a quantidade delas é limitada. A marca distribui senhas para os que chegam cedo às lojas.

O valor das sacolas ou mochilas foi fixado em 36 mil ienes, cerca de R$ 820,00 em valores de hoje, mas os produtos incluídos excedem de longe essa quantia.

Sacolas surpresas da Apple (Foto: Divulgação).

A Apple preparou quatro kits diferentes, cada um contendo um gadget: Macbook Air de 11 polegadas, iPad Air Wi-Fi de 16 GB, iPad mini de primeira geração Wi-Fi de 16 GB e iPod nano.

Todas as bolsas continham uma camiseta e um Mophie Powerstation Mini, e dependendo do iGadget outros acessórios poderiam variar entre fones Bluetooth BlueBuds X da Jaybirds, uma câmera-remoto IZON da Stem, leitor de cartões da Square, caixa de som Bluetooth Mobile Boombox da Logitech e outros mimos.

Kit sacolas-surpresas da Apple (Foto: Divulgação).

Esse é o tipo de ação de marketing promocional que dificilmente daria certo no Ocidente devido as diferenças culturais, mas nessa os japoneses saem ganhando pelo equivalente a cerca de US$ 340 e podem levar até mesmo um Macbook Air, que começa em mil dólares.

Na ação de marketing promocional, clientes saem satisfeitos com a compra surpresa (Foto: By mundobit.com).

Resumindo, é uma ação promocional que visa somente tornar a Apple mais simpática ao público japonês ao adotar um costume local, já que ela não se preocupa tanto com estoques e o retorno na mídia é muito maior do que o suposto valor perdido nos descontos. Teve gente tão feliz que saiu até dançando. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: AI.