Seis meses.
Esse foi o tempo que durou a nova identidade visual promovida pelo rebranding da Jaguar, uma das montadoras automotivas mais tradicionais do mercado mundial de automóveis. De novembro, quando a campanha Copy nothing foi ar; até agora, maio de 2025, a empresa manteve-se em silêncio pela maior parte do período, em meio a críticas sobre a sua nova identidade, vindas de especialistas e do público.
Eis que, na última semana, a empresa confirmou ao Telegraph que está “reavaliando a sua conta global criativa” — jargão para “vamos trocar de fornecedor”. Atualmente, a conta da Jaguar está sob cuidados da Accenture Song, por meio de sua agência própria Spark44: ela quem idealizou o rebranding que gerou toda essa discussão.
Jaguar se viu na defensiva após rebranding de 2024 gerar descontentamento crítico dos clientes

A situação toda remonta a novembro de 2024. Na ocasião, a Jaguar, por meio de sua agência, lançou a campanha Copy nothing — um rebranding completo de sua identidade visual, agora mais clean e menos assertiva ao que se espera de uma empresa de carros de luxo — simbolizando a mudança de foco da marca para os automóveis elétricos.
Nas divulgações feitas, no entanto, todos os carros exibidos eram conceitualizações digitais. Nenhum modelo real — e mesmo assim, o design do material, a mensagem passada e a mudança absoluta de imagem…todos desagradaram público e especialistas, que alegaram que o abandono do animal felino que sempre serviu de símbolo à empresa (trocado pelas letras “J” e “L”) fugia ao seu legado.
Segundo o Telegraph, a Jaguar Land Rover recusou-se a comentar sobre o envolvimento da Accenture no trabalho de rebranding, limitando-se apenas a informar o jornal que, nesta nova busca, ela vai procurar por fornecedores dentro de “uma proposta voltada mais ao mercado de luxo”, sinalizando um potencial retorno às raízes, antes da controvérsia começar.
A saber, um carro novo da Jaguar, no Reino Unido, onde ela é baseada, pode facilmente passar de £ 100 mil (algo em torno de R$ 745 mil).
Jaguar demitiu agência em meio a impedimento de vendas nos EUA

O timing da mudança de agência da Jaguar Land Rover, porém, promete piorar a situação antes de melhorá-la. Ainda segundo o Telegraph, a empresa deliberadamente colocou em pausa todos os envios e vendas de seus carros aos Estados Unidos (EUA).
Isso, em resposta à recente política tarifária imposta pelo presidente estadunidense, Donald Trump, a diversos países do mundo: no caso do Reino Unido, o norte-americano ordenou uma tarifa de 25% incidente sobre todos os itens importados da terra onde vive o Rei Charles.
Rumores, no entanto, afirmam que, assim como fez com a China, Trump está em negociações com o Reino Unido para proteger os carros importados dessa taxação. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada por nenhum dos governos.
Vale lembrar que, embora a demissão da agência da Accenture tenha sido confirmada, ela não será no modelo de rescisão de contrato: a parceria entre as empresas segue firme até a metade de 2026