O Rio de Janeiro vai ganhar 200 novas estações de compartilhamento de bicicletas até o fim do ano, por meio do projeto Bike Rio. Com o novo plano, todas as regiões da Capital fluminense serão contempladas pelo sistema de transporte, que vai somar 260 pontos pela cidade, onde serão oferecidas 2.600 bikes aos cariocas e turistas.
O objetivo é transformar a bicicleta num meio de transporte cada vez mais eficiente, ampliando o sistema e aumentando a infraestrutura para os ciclistas, tendo em vista, inclusive, os eventos esportivos que serão realizados na cidade – Copa do mundo de 14 e as Olimpíadas de 16.
A criação das novas estações foi confirmada após o Itaú renovar seu contrato com a prefeitura por mais cinco anos. Desde sua criação, em 2011, o projeto agradou os cariocas e a procura pelas bicicletas tem aumentado, o que evidencia a necessidade de expansão.
Os novos locais têm o mesmo funcionamento das 60 estações. As bikes são liberadas via smartphone e integração aos outros meios de transporte público por meio do RioCard.
Entre as estratégias para incentivar a mobilidade ciclística na cidade, está incluída a criação de 13 km de ciclovias em Copacabana, as quais deverão ocupar todas as ruas do bairro da Zona Sul.