Experiência de Marca

Internet é principal fonte de pesquisa dos presentes de Natal

Além de ser o canal mais usado, 88% consideram a <em>web</em> um meio importante ou muito importante na escolha de produtos e serviços.

O fim do ano é o momento em que grande parte dos trabalhadores recebe bonificações e o décimo terceiro salário. O mercado fica aquecido pelas compras de Natal ou realizações pessoais.

Uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, empresa de mídia on-line especializada em segmentação e performance, e da M.Sense, especialista em estudos sobre o mercado digital, ouviu 818 pessoas das cinco regiões do País com o objetivo de verificar o comportamento dos usuários com relação às compras de final de ano.

Os dados revelam que 96% dos entrevistados utiliza a internet para buscar informações sobre os produtos e serviços nessa época do ano. Além de ser o canal mais usado, 88% consideram a web um meio importante ou muito importante na escolha de produtos e serviços.

De maneira geral, os usuários buscam informações sobre presentes no próprio site das marcas (68%) ou em sites de comparação de preço (67%). Os reviews nos sites de comparação de preços são a principal forma de validar uma escolha de produto ou serviço (56%).

As redes sociais também têm um papel importante na escolha dos presentes: 22% pedem a opinião de amigos nas redes, 16% olham as fotos dos perfis da pessoa que receberá o presente, 14% olham os itens que são tendências nas redes sociais e 13% seguem e curtem as marcas nas redes sociais para ver o que é novo e popular.

Apesar da grande quantidade de produtos vendidos pela internet, o canal de compra varia de acordo com quem receberá o agrado. Os presentes para as pessoas mais velhas (pai, mãe e avós) e para amigo oculto são comprados, na maioria das vezes, em lojas físicas, enquanto que os presentes para filhos e parceiro(a) são comprados em lojas on-line.

Dos entrevistados, 58% dos usuários de internet realizarão suas compras majoritariamente na rede: no site da própria loja (42%), em sites de e-commerce (15%) ou por meio do Facebook (1%). Produtos eletrônicos e de informática são os principais itens de compra on-line (72%), seguidos dos eletrodomésticos (53%).

Dispositivos mobile também são utilizados para buscar informações e preços nas compras de Natal: 63% dos usuários que possuem smartphones ou tablets buscam informações sobre produtos e serviços das compras de fim de ano por estes dispositivos.

“O site das marcas e de comparação de preço são os mais visitados na busca de informações pré-compra. Além disso, o Facebook possui papel relevante nessa dinâmica, indicando a importância do trabalho das marcas nas redes sociais”, explica Julien Turri, CEO da Hi-Mídia.