Experiência de Marca

Veja as Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012

Resultado da pesquisa Interbrand: de redes de varejo europeias a montadoras de automóveis da China, estas empresas não só trazem maior concorrência para nossas marcas, como também apresentam novas opções ao consumidor, novas interações e um ponto de vista diferente sobre elas.

A marca Itaú lidera o ranking da Interbrand das “Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012”. Seguido por Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol, que completam o Top 5, essas marcas representam 71,8% do valor consolidado de R$ 95,bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo.

Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou na lista com a nota de corte de R$ 250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 (quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões).

A consultoria de marcas Interbrand publica o estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente. Criadora da metodologia de avaliação financeira de marcas  – e primeira de sua categoria a receber o certificado ISO -, a consultoria analisa as diferentes maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde sua influência sobre os resultados financeiros até a satisfação das expectativas dos clientes.

Para desenvolver sua análise, a Interbrand examina os três componentes principais que contribuem para o valor da marca:

  • Resultados Financeiros: geração de valor financeiro dos produtos e serviços vinculados à marca;
  • Papel da Marca: influência da marca no processo de escolha do cliente;
  • Força da Marca: capacidade de garantir a demanda e ganhos ao longo do tempo.

Para entrar no ranking, as marcas devem atender a alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunere todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Panorama 2012: Uma perspectiva sobre as marcas brasileiras.

“Com os olhos do mundo voltados para o Brasil, nossas marcas têm a oportunidade de aproveitar o bom momento do mercado nacional para elevar-se a um novo patamar de diferenciação e vínculo com o consumidor”, analisa André Matias, gerente de Avaliação de Marcas da Interbrand São Paulo.

Soma-se a este cenário um elemento importante: a continuidade das crises americana e europeia faz com que as empresas estrangeiras vejam o Brasil como uma oportunidade de crescimento e decidam se estabelecer no País.

De redes de varejo europeias a montadoras de automóveis da China, estas empresas não só trazem maior concorrência para nossas marcas, como também apresentam novas opções ao consumidor, novas interações e um ponto de vista diferente sobre elas.

Novas Participantes em 2012

No ranking Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012 duas marcas fazem seu debut: Totvs e Magazine Luiza estreiam no relatório confirmando uma tendência de mercado que aponta ganho de participação das marcas de varejo e tecnologia,em um cenário antes dominado pelas empresas de commodities e serviços financeiros – mudança também observada no relatório Interbrand das Melhores Marcas Globais divulgado em outubro.

Não podemos deixar de destacar o retorno de Havaianas ao ranking: uma de nossas marcas com maior reconhecimento global, trazendo aprendizados importantes para outras marcas nacionais que ainda buscam consolidar sua presença em solos estrangeiros”, analisa André Matias.

Marcas que Apresentaram Maior Crescimento e Maior Valor em 2012

O setor financeiro permanece como destaque no estudo de 2012. E este ano domina o Top 3, representado pela tríade Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.

O setor varejista também se destaca, com um crescimento médio de 25,2% de valor. A marca Hering, por exemplo, subiu seis posições no ranking com um crescimento de 86%. Casas Bahia fica com o  segundo maior crescimento, com aumento no valor de marca de 57%.