Uma solenidade especial com características que envolvem a trajetória de um campeão das quadras, a luta pela conquista da cidadania e a revelação de projetos desenvolvidos por instituições e pessoas que trabalham em prol da inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
É com essa união de fatores que a família Kuerten promove anualmente o “Prêmio IGK – A Grande Jogada Social“. Na noite do último dia 16/08, em Florianópolis (SC), foram conhecidos os vencedores da nona edição do Prêmio, patrocinado pela Baesa e Enercan, que destaca as melhores iniciativas desenvolvidas nas categorias Jornalismo (Telejornalismo, Mídia Impressa e Fotojornalismo), Ação Educativa, Projeto Social e Responsabilidade Ambiental, no Estado de Santa Catarina.
Da primeira fila, a família Kuerten acompanhou a cerimônia que contou com apresentações das Apaes de Florianópolis e São Ludgero (SC) e do núcleo “Campeões da Vida”, projeto mantido pelo IGK na Grande Florianópolis, além de artistas voluntários.
“Nosso objetivo com o Prêmio é provocar as pessoas para que elas possam trabalhar pelo social, identificando casos para potencializar o voluntariado”, explicou o ex número 1 do tênis mundial.
Gustavo Kuerten também subiu ao palco para anunciar a vencedora da modalidade especial que, ao contrário das outras categorias premiadas, onde os concorrentes se inscrevem e passam por um processo seletivo para que a comissão defina os nomes dos finalistas e do vencedor, é escolhida aleatoriamente pela equipe do IGK levando em conta os mesmos critérios para participação: projetos que estimulem a inclusão social.
A vencedora da edição 2011 foi Carla Penteado, criadora da ONG ATE (Adoção Tardia Especial) que oferece, via internet, assessoria aos pais que pretendem adotar crianças especiais.
“As conquistas do IGK são visíveis, pretendemos contagiar novas pessoas por meio daquilo que fazemos para dar oportunidades a quem precisa”, declarou a presidente do IGK, Alice Kuerten, durante a solenidade.
Guga também destacou o trabalho desenvolvido pela instituição, criada em 2000, que já beneficiou mais de 40 mil pessoas. “Atualmente o IGK consome muito do meu tempo e eu percebo claramente que quem vive o dia a dia do IGK sente essa mesma alegria que eu sinto”.
O tricampeão de Roland Garros ainda fez uma analogia com o tênis ao comparar a dimensão da responsabilidade em desenvolver trabalhos sociais. “Ganhar do Agassi e do Sampras foi moleza perto do desafio que temos hoje no IGK”, brincou antes de chamar ao palco o mais novo voluntário do Instituto, o cantor Jair Rodrigues que fechou o evento ao som de muito samba.
Vencedores do 9º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social
Jornalismo
Telejornalismo – Larissa Schmidt – RBS TV Florianópolis.
Fotojornalismo – Rosane Lima – Jornal Notícias do Dia.
Mídia Impressa (grande circulação) – Amanda Miranda – Jornal A Notícia.
Mídia Impressa (pequena circulação) – Andréa Fischer – Jornal Imagem da Ilha.
Responsabilidade Ambiental: Associação Pró-Crep (Criar, Reciclar, Educar e Preservar) – Palhoça.
Projetos Sociais: Associação Pró-Brejaru – Palhoça.
Ação Educativa: Sidiane Pickcius e Clecy Linzmeyer – Escola de Educação Básica Marta Tavares – Rio Negrinho.
Especial: Carla Penteado – ONG ATE (Adoção Tardia Especial) – Joinville.
Fonte: AcontecendoAqui.