“Responsabilidade Ambiental e Esporte correndo juntos!”. Este slogan é o destaque da quarta edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, que acontecerá no dia 26/09, em Foz do Iguaçu (PR). A expectativa é que até o dia 10/09, prazo final para a realização das inscrições, 850 atletas preencham o número máximo das vagas disponíveis.
Trata-se de uma iniciativa do Sesc PR, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac, em parceria com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura de Foz do Iguaçu, e com o apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu, que pretende mobilizar restaurantes, hotéis, empresas de artigos esportivos, de transporte e de turismo, com o objetivo de transformar a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR na mais simpática e acolhedora do País.
Com início do trajeto na maior usina hidrelétrica do mundo, passando pelo centro da cidade e chegada no Parque Nacional do Iguaçu, com vista para as Cataratas, corredores de diversas regiões do Brasil e de outros países participarão da prova que tem o percurso de 42.195m, aferido e certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo.
A prova é dividida nas categorias Cadeirante, Atleta com Deficiência (AcD), Elite Feminina e Masculina, Comerciários e faixa etária masculina e feminina. Segundo o regulamento da maratona, todos os atletas deverão completar a prova no tempo máximo de seis horas, podem assim desfrutar de toda a segurança, infraestrutura e atendimento médico. Os atletas terão à sua disposição, guarda-volumes, banheiros químicos, frutas, isotônicos, postos de drinks especiais, ônibus de resgate, água, árbitro móvel, além de placas de sinalização e policiamento.
Neste ano, outro atrativo também são os prêmios, que ao todo somam R$143mil, divididos entre as categorias. Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site.
Responsabilidade Ambiental
Além de promover o bem-estar físico e proporcionar uma prova com qualidade técnica, a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR é ambientalmente responsável. Para comprovar isso, neste ano, não serão impressos regulamentos e informações ao atleta. Todos os dados referentes à prova estão disponíveis no site da instituição. Com esta ação, evita-se o uso excessivo de papel e a derrubada de árvores.
Outras novidades são os dois carros-madrinha que serão elétricos, fornecidos pela Itaipu Binacional, e guiarão os pelotões de elite masculino e feminino. Todo o lixo produzido durante a maratona será recolhido e feito o destino correto a uma associação de reciclagem.
Ao atleta será entregue um porta-tênis produzido com banners institucional reutilizado e troféus e medalhas não conterão chumbo e serão feitos com MDF e vidro.