Um website inglês está oferecendo pela módica quantia de duas mil libras (cerca de cinco mil reais) a possibilidade de interessados terem suas cinzas prensadas num disco de vinil após a morte. Este preço inclui o serviço de confecção do disco e 30 cópias, que podem ser distribuídas como “brinde post-mortem” a quem o defunto eleger em vida.
Apesar de parecer brincadeira, a proposta é real. O serviço tem até um mote: “O local mais perfeito para amantes dos discos de vinil descansarem em paz”. Os clientes do serviço devem seguir uma imensa burocracia em vida para garantirem a confecção dos discos após a morte, a qual o site explica em detalhes e oferece um e-mail de contato para mais informações.
Além dos discos, é possível deixar também mensagens pessoais individuais, o último desejo, o testamento, uma gravação de autoria própria ou simplesmente as músicas preferidas gravadas num vinil feito à base de cinzas. O serviço possibilita, ainda, que apenas partes do corpo sejam transformadas em discos, tendo, assim, uma tiragem menor.
Também é possível gravar vinis com cinzas de animais de estimação. Além de distribuir os “brindes” aos amigos, o serviço também oferece a opção de organização de um evento para a entrega dos discos ou mesmo de um “FUNeral”, um funeral diferenciado, realizado por um time de profissionais e promoters especializados. Uma mensagem de aviso, na área de informações, garante que, apesar do caráter animado do serviço, todas as atividades contratadas serão realizadas com o máximo de respeito e cuidado. Para divulgá-lo, há uma loja, on-line, onde são vendidas camisetas e objetos com a marca. E também um suposto “raveyard”, uma brincadeira com o termo “graveyard” (cemitério), onde é possível ouvir discos de música eletrônica de atuais e futuros clientes do site.