O aguardado projeto do TPS 3, novo terminal de passageiros do Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, está pronto e aprovado pela Infraero. Com 230 mil metros quadrados, terá condição de receber 19 milhões de passageiros ao ano, segundo especialistas, quase dobrando a capacidade atual, de 20,5 milhões (em 2010, estourou o limite e recebeu 26 milhões).
O projeto vencedor da concorrência aparece na nova edição da revista “Monolito”, a que a Folha teve acesso.
O planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra no fim de 2013, com investimento de R$ 716,6 milhões. Com isso, o aeroporto ganharia um fluxo adicional de dez milhões de passageiros antes da Copa 14. O restante fica para depois.
O projeto é assinado pelo escritório paulistano de Mario Biselli e Artur Katchborian, em coautoria com Gicele Alves. O desenho lembra o de um avião. De acordo com Biselli, a orientação recebida foi conceber um projeto que pudesse ser executado o mais rapidamente possível.
A demanda inspirou a escolha pelo uso de material pré-fabricado, integralmente metálico. “Será uma obra mais de montagem mecânica do que de construção civil.” Outra demanda, esta de segurança, é que as áreas de embarque e desembarque estejam separadas. Por isso o plano tem cinco pavimentos.
Especialistas ouvidos pela Folha elogiam o projeto, mas com ressalvas. “Não é revolucionário, mas tem boas referências”, diz o arquiteto Guilherme Wisnik. Ele enaltece o uso de elementos contemporâneos como materiais leves e luz natural. Mas, o engenheiro e professor da USP, Jorge Leal, levanta dois pontos: a mobilidade de um terminal a outro e a modularidade do projeto: “Não pode ser prato pronto. Tem de ter flexibilidade.”
Fonte: Folha de São Paulo, por Morris Kachani.