O termo Big Data refere-se a volumes de dados muito grandes e variados, que não podem ser armazenados ou atualizados por sistemas tradicionais. Existe uma gama de tecnologias voltadas apenas para a análise de Big Data e para o cruzamento deles com outros dados da empresa, auxiliando diversos departamentos, mas, sobretudo, o marketing.
Para explicar direitinho como o Big Data funciona e o quanto influencia nas vendas, nosso host Rafael Cortez, no 11º episódio do podcast Circle Martech, conversou com Ebru Semizer, gerente de marketing da Mercedes-Benz Caminhões, que veio da filial turca da marca para o Brasil há mais dez anos.
Leia também: Martech: Uso inteligente de dados gera maior engajamento
Na conversa, Ebru explica que tudo o que acontece dentro do caminhão faz parte do Big Data da Mercedes-Benz, desde as reações do motorista ao utilizar o veículo, até as rotas realizadas e o tempo de entrega dos produtos. É uma análise constante, para priorizar o conforto dos usuários e a eficiência do caminhão durante todos os trajetos.
As informações coletadas são convertidas em estratégias de vendas, assim, fica muito mais fácil mensurar qual será a finalidade de cada caminhão para determinado usuário, quais os melhores locais para as vendas dos novos modelos, entre outros fatores que auxiliam no planejamento de vendas.
O Big Data, portanto, ajuda a empresa no direcionamento correto dos produtos para os locais onde serão mais cobiçados pelo público, favorecendo a logística, e também a economizar tempo e dinheiro, investindo apenas em ações que trarão resultados plenamente satisfatórios.