Com o objetivo de melhorar o planejamento e operacionalização de eventos culturais em todo o Pará, a fim de aumentar a chegada e permanência de turistas nos municípios do Interior do Estado, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) desenvolve, desde dezembro de 2012, o projeto Incubadora de Eventos, que visa estreitar as relações comerciais entre empresas estaduais e municipais, de modo a oferecer um número maior de serviço aos visitantes, influenciando de forma positiva na atividade comercial do município.
“Essa é uma ação de desenvolvimento dos eventos culturais que normalmente já possuem um fluxo considerável de turistas. Esses eventos, quando devidamente trabalhados como atividade econômica sob a ótica do turismo vão se fortalecendo gradativamente, com a finalidade de alcançar um fluxo de turistas mais ampliado, não só do ponto de vista quantitativo, mas também sob a ótica de mercados que esse turista possa consumir”, explica o secretário de estado de turismo, Adenauer Góes.
Segundo ele, a primeira iniciativa do projeto foi com a Marujada, evento cultural musical do município de Bragança, nordeste paraense. Na ocasião, a Setur, atendendo uma solicitacão da Associação Bragantina de Música (ABM) e do Instituto de Artes Aurimar Monteiro de Araújo (AMA), viabilizou recursos para a iluminação da fachada da Igreja de São Benedito, patrimônio cultural do município.
Em 2013, de acordo com Adenauer, serão trabalhados outros eventos culturais característicos do Estado do Pará, como o Festival do Carimbó, em Marapanim; a Paixão de Cristo, em Barcarena; o Sairá em Santarém; o Círio Fluvial noturno de Santo Antônio Oriximiná e o Boi Tinga em São Caetano de Odivelas.