Experiência de Marca

Ikea dá brindes a amigos de fãs no Facebook

Com a intenção de comunicar com os clientes e fortalecer a sua identidade, a empresa pretende fazer com que a compra por meio do engajamento em redes sociais gere também repercussão na imprensa.

A IKEA lançou uma nova iniciativa de social media para várias lojas europeias, que irá fornecer grandes descontos no próximo dia 14 de janeiro, assim como almoços e até mesmo itens das lojas para os clientes que chegarem às suas filiais ao lado de seus amigos do Facebook. Os “amigos dos amigos” não precisam ser fãs da marca na rede social.

Com a intenção de comunicar com os clientes e fortalecer a sua identidade, a empresa pretende fazer com que a compra por meio do engajamento em redes sociais gere também repercussão na imprensa.

ikea-cozinha

Para participar das ações promocionais é necessário fazer o download de um aplicativo que será usado dentro das lojas. Como sempre tem feito em suas ações, há um componente de responsabilidade social. A iniciativa, chamada Bring Your Friends Day, doará um dólar para cada amigo que compareça às lojas no dia 14/01 à Save the Children Foundation.

É interessante observar o caminho que a ação toma: sem qualquer publicidade, confiando apenas nas relações públicas e na viralização dos descontos e prêmios no Facebook, a empresa oferece uma experiência de compra completa, finalizando o processo com um outcome social. Trata-se de uma grande empresa fazendo um investimento baixo e tendo uma repercussão fora do comum, mesmo em países onde ainda não tem lojas, como é o caso do Brasil. Uma ação promo poderosa!

A IKEA foi escolhida pelos consumidores em 2011 como uma das 20 empresas com impacto mais positivo sobre as pessoas, de acordo com pesquisa realizada pela Havas Media.