Há mais de duas décadas, o turismo de negócios é o principal responsável pelo crescimento da taxa de ocupação dos hotéis de Manaus. Mas, além da já conhecida movimentação de executivos que desembarcam na capital para trabalhar nas fábricas do Polo Industrial, um segmento que vem despontando como importante fonte de receita é o turismo de eventos.
Também inserido no “guarda-chuva” de negócios, esse nicho é o que vem trazendo à cidade importantes fóruns, congressos, treinamentos e outras reuniões empresariais. E como a concorrência entre hotéis só cresce na capital, os empreendimentos apostam na flexibilidade de preços e ampliação de serviços para atrair a clientela.

Exemplo disso, é a estratégia adotada pela rede Atlantica Hotels, que segundo a gerente regional da rede no Amazonas, Michele Tavares, os cinco hotéis do grupo possuem salas para eventos.
Mas, além da locação de espaços e hospedagem para os participantes, o pacote de serviços inclui decoração, tradução simultânea, locação de equipamentos, banquetes, sonorização, estacionamento com manobrista, transfer e passeios turísticos.

Michele explica que o custo de um evento corporativo varia conforme o número de hóspedes e serviços contratados. “O departamento de eventos é muito importante para aumentar nossa rentabilidade. Este nicho, além de gerar receita com locação de espaço, tem grande responsabilidade em receita para banquetes e hospedagem”.
Além de empresas locais que atuam na intermediação entre hotéis e clientes corporativos, em Manaus existe desde 2001 a Amazonas Convention & Visitors Bureau (AC&VB), uma entidade privada que atua na captação de eventos para seus associados.
Segundo a diretora executiva da entidade, Adriana Papa, a realidade do setor hoteleiro mudou nos últimos três anos, com a chegada de novos hotéis. Ela afirma que a atual demanda gerada pelas indústrias não permite que os empreendimentos operem sem o “braço” de eventos. “A hotelaria precisa deles”, afirma
Recentemente, a AC&VB apresentou um projeto à Prefeitura de Manaus, cujo objetivo é fazer uma pesquisa de mercado e propor alternativas para a captação de eventos.
O projeto, denominado “Panorama Manaus”, quer descobrir qual a estrutura hoteleira, quantos centros de convenções existem na cidade e quais os potenciais clientes do setor. “Queremos casar a oferta com a demanda e saber que estratégias podem dar certo”.