A Honda apresentou dia 19/02, em São Paulo, pilotos, equipes oficiais e satélites para 2014. No evento, que reuniu também imprensa e patrocinadores, a empresa revelou as estratégias de competições duas rodas para a nova temporada.
Em 2014, a fabricante será representada por 30 pilotos que disputarão provas em todo o Brasil nas modalidades motocross, rali, enduro e motovelocidade.
Além disso, a Honda patrocinará tradicionais e importantes competições, como o Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross, a etapa Estado de Goiás do Mundial de Motocross MX1 e MX2, Copa EFX Honda, CACC Honda (Enduro Cross Country) e o SuperBike Series Brasil.
No motocross, a Honda manterá o formato de gestão comandado pelo chefe de equipe Wellington Valadares, que no ano passado conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro de Motocross e do Arena Cross.
Com a permanência do português Paulo Alberto e do goiano Wellington Garcia, a grande novidade é a contratação do suíço Julien Bill, campeão mundial de MX3 (2011). Quem completa a equipe é o paulista Hector Assunção, que está de volta ao time.
A dupla Maico Teixeira e José Luiz “Cachorrão”, que em 2013 garantiu a dobradinha para a Honda nos campeonatos Paulista e Brasileiro do SuperBike Series Brasil, representa novamente o time oficial da montadora na motovelocidade.
Já no rali, os pilotos oficiais querem manter os ótimos resultados em provas nacionais. Em recuperação após queda no Dakar, o mineiro Dário Júlio, que acumula a função de chefe de equipe, continua no time. O experiente Jean Azevedo, heptacampeão campeão brasileiro de Rally Cross Country, e Nielsen Bueno também estão confirmados. O estreante é Júlio César Zavatti, o Bissinho, de 27 anos de idade.
Campeão do Rally dos Sertões 2012, Felipe Zanol retorna à Honda. O mineiro de 32 anos de idade será consultor de rali e ainda gerenciará a Zanol Team, equipe satélite de enduro com três pilotos, apoiada pela Honda.
Pelo quinto ano consecutivo, a Honda terá equipes satélites em diversas modalidades. No motocross, representam o esquadrão vermelho a Vulcano Ipiranga IMS, Dunas Team e Escuderia X. Na motovelocidade, a Alex Barros Racing, equipe de Alexandre Barros, ex-piloto da MotoGP, utilizará equipamento Honda nas categorias 250 e 600 cilindradas, no Moto 1000 GP. Além disso, os irmãos Ike e Guto Klaumann serão pilotos satélites no rali.
De Olho no Futuro
Com objetivo de incentivar o esporte duas rodas no País, a Honda lança a Copa Honda CBR 500R no SuperBike Series Brasil. De baixo custo, ela tem o intuito de atrair novos pilotos e divulgar o modelo CBR 500R, recém-lançado no mercado.
Ainda no campeonato, a empresa dá sequência à Honda Junior Cup, categoria-escola para crianças e adolescentes de dez a 16 anos de idade, com motos CG 150 Titan. Como foi em 2013, a garotada terá aulas teóricas e práticas e será supervisionada por um tutor.
Já na Copa EFX Honda e CACC Honda, a Honda manterá o projeto CRF For Fun, que consiste em uma categoria infantil com o modelo CRF 110F.